A cultura lúdica no contexto da educação infantil do campo: práticas e experimentações em Tracuateua-PA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82716

Résumé

Este estudo aborda a cultura lúdica de meninos e meninas de uma instituição da Amazônia Paraense. A partir do problema levantado, como as crianças da educação infantil do campo vivenciam a cultura lúdica? Lançamos como o objetivo central, perscrutar práticas e experimentações lúdicas conduzidas por meninas e meninos do campo. Por se tratar de um estudo com e não sobre crianças, adotou-se como método a abordagem socio-histórica com observação direta para levantar aspectos de suas vidas. Ainda, nos valemos das narrativas temáticas para aprofundar aquilo que não conseguíamos captar nas observações. Por fim, a produção de desenho possibilitou às crianças a representação daquilo que compreendem como cultura lúdica. Os resultados evidenciaram que as crianças da educação infantil do campo, estando sob o domínio da instituição, apresentam formas de resistências pelo direito ao brincar. Transformam os recursos pedagógicos, como jogos didáticos, livros, cadeiras, em diferentes objetos de sua imaginação.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Regina Silva de Aviz, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Participa do Grupo de Pesquisa Infância, Cultura e Educação. Mestrado em Educação, na Universidade do Estado do Pará da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas pedagógica. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014) . Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Integrada Brasil- Amazônia (2011). Especialista em Educação Infantil, pela Universidade Federal do Para (2012). Especialista em Educação Ambiental com Enfase em espaços educadores Sustentáveis pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é servidora municipal da Prefeitura Municipal de Bragança e Tracuateua, desenvolvendo Trabalho docente nas series iniciais e atuando na Coordenação Pedagógica

Tania Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pós-Doutorado PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED-CCSE-UEPA (Mestrado e Doutorado), coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP-CCSE-UEPA. Representante UEPA no Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação, especialmente com a formação de professores (inicial e continuada) e desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas, formação de professores e na educação infantil faz a interface com a Educação Especial, Educação Popular. 

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Publiée

2022-03-21