Bitter bean: how does early childhood education view migrant children? Reflections on spatialized childhoods and topogeneses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105720

Keywords:

Migration, Childhood, Topogenesis, Quality, Early Childhood Education

Abstract

This article is the result of our research involving infants and children in situations of migration and refuge. It reflects on the principles of quality Early Childhood Education based on principles that recognize this space as a place of encounter, where diverse ties and borders make of those who arrive there a force of the transformative and emancipatory power of human life. It recognizes that Brazil, despite being a country historically marked by the many migratory forces that have formed it, in recent years has become an intense part of contemporary displacement networks, receiving people of different nationalities, and educational institutions, including Early Childhood Education ones, have become spaces for embracing them. For this reason, it argues that the concept of quality involves the potential that experiencing otherness and encounters across borders can have in promoting humanity.

Author Biographies

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Foi vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Educação Infantil, bebês, crianças e suas infâncias, Desenvolvimento Humano e Teoria Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre a Espacialização da Vida; Geografia - ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Educação Infantil, Desenvolvimento humano e Teoria Histórico-cultural.

Flávio Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

É autor do livro infantil A Família de Francisco. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É doutor em Educação, na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2019), com estágio realizado na Università degli Studi di Milano-Bicocca, na Itália, com bolsa da FAPESP. Concluiu o mestrado em Educação, também na linha de Ciências Sociais e Educação, pela UNICAMP, com bolsa da CAPES. Além disso, é especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIMAIS (2021) e possui especialização em Tutoria em Educação a Distância pela UFMT.Realizou curso de aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFSCar. É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e em Geografia pela Faculdade Única (2021). Atualmente, é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/USP) e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Atua como educador social na área de acolhimento de crianças e adolescentes migrantes não acompanhados na região da Lombardia, na Itália.

References

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 9-23.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos; FERREIRA, Fernando Ilídio. As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias. Zero-A-Seis, [S.L.], v. 19, n. 36, p. 156-165, 18 dez. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/54496. Acesso em: 11 mar. 2025.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Fluxo migratório no Brasil foi de 2,3 milhões de pessoas em 14 anos, aponta Boletim das Migrações. gov.br, Brasília, 10 out. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/fluxo-migratorio-no-brasil-foi-de-2-3-milhoes-de-pessoas-em-14-anos-aponta-boletim-das-migracoes. Acesso em: 28 jan. 2025.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 1, de 17 de outubro de 2024. Institui as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 out. 2024. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-cne-ceb-001-2024-10-17.pdf. Acesso em: 1 fev. 2025.

CASTRO, Gabriela Rodrigues de. "Minha mãe tem um neném na barriga dela, minha irmãzinha; eu nasci na Colômbia, mas ela vai nascer aqui no Brasil": a vivência espacial das crianças venezuelanas na escola Georg Rodenbach de Juiz de Fora - MG. 2025. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.

CAMPOS, Maria Malta; BHERING, Eliana Bahia; ESPOSITO, Yara; GIMENES, Nelson; ABUCHAIM, Beatriz; VALLE, Raquel; UNBEHAUM, Sandra. A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 15-33, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9QHLwhR6FPBP3wYZbTPV5XM/?lang=pt. Acesso em: 28 jan. 2025.

CORRÊA, Bianca C. Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 85–112, 2003.

COUTO, Mia. A menina sem palavras. São Paulo: Boa Companhia, 2013.

CHAVES, Michael Robinson; HERNANDEZ, Arelis. A fresh wave of migrants is crossing the southern border. Washington Post, Washington, 22 set. 2023. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/nation/interactive/2023/migrant-crossing-texas-border/?itid=ap_michaelrobinsonch%C3%A1vez_7. Acesso em: 28 jan. 2025.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p.38-45.

GIOVANAZZI, Teresa. Dinamiche interculturali nei contesti educativi 0-6. Per una società inclusiva e sostenibile. Lifelong Lifewide Learning, v. 21, n. 44, p. 34-43, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.19241/lll.v21i44.859. Acesso em: 28 jan. 2025.

JAROCHINSKI-SILVA, João Carlos; BAENINGER, Rosana. O êxodo venezuelano como fenômeno da migração Sul-Sul. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 29, n. 63, p. 123–139, set. 2021.

KUHLMANN JR., Moyses. Educação infantil e currículo. In: FARIA, Ana Lucia; PALHARES, Mariana Silveira (orgs.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados; FE/Unicamp; São Carlos: Editora da UFSCar; Florianópolis, Editora da UFSC, 1999. p. 51-65.

LOPES, Jader Janer Moreira; PAULA, Sara Rodrigues Vieira de. Órfãos de Espaço. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 24, n. 2, p. 473-486, maio/ago. 2022.

LOPES, Jader Janer Moreira; PAULA, Sara Rodrigues Vieira de. Pesquisas pós-qualitativas e estudos das infâncias. Linhas Crí¬ticas, v. 29, p. 1-14, 31 dez. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26512/lc29202350615. Acesso em: 01 dez. 2025.

MENEGHETTI, Francis K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 2, p. 320–332, mar./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/4mNCY5D6rmRDPWXtrQQMyGN/. Acesso em: 11 mar. 2025.

MELDE, Susanne; ANICH, Rudolf; CRUSH, Jonathan; OUCHO, John O. Introduction: The South-South migration and developmentnexus. In: ANICH, Rudolf; CRUSH, Jonathan; MELDE, Susanne; OUCHO, John O. (eds.). A new perspective on human mobility in the South. Heidelberg: Springer, 2014.

PEREIRA, Artur Oriel. 'Gente, olha, é a minha amiga': migração e interculturalidade entre crianças bolivianas e brasileiras na educação infantil paulistana. 2024. Tese (Doutorado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. doi:10.11606/T.8.2024.tde-16122024-151414. Acesso em: 2025-03-11.

REIS, Rossana Rocha. A política do Brasil para as migrações internacionais. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, p. 47-69, 2011.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas públicas e qualidade da educação infantil. In: ARTES, Amélia; UNBEHAUM, Sandra (orgs.). Escritos de Fúlvia Rosemberg. São Paulo: Cortez/Fundação Carlos Chagas, 2015. p. 123-145.

RAUBER, Joaquim. O Mundo está fazendo muito barulho! Espacialidades e vivências de [com] crianças-migrantes-estrangeiras. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/265823?locale-attribute=pt_BR. Acesso em: 11 mar. 2025.

SANTIAGO, Flávio. Com os pés no chão: que perguntas nascem nas fronteiras interculturais? Inquietações de um pesquisador migrante. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 27, 2025. doi: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100860 Acesso em: 2025-03-11.

SCHNEKEMBERG, Débora Reis. "Sabia que eu sei falar crioulo?": uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da educação infantil. 2023. 177f. 1 recurso online: PDF. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2023. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/89765. Acesso em: 11 mar. 2025.

SILVA, Tássio José da. Avaliação institucional na educação infantil: processos de construção de qualidade em uma creche paulistana. 2021. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro, 2021.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Published

2025-11-03

Issue

Section

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios