Os debates sobre qualidade na educação infantil: as disputas e os conflitos nos movimentos sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105940

Palabras clave:

Políticas Públicas, MIEIB, FPEI

Resumen

Esta entrevista foi com Ana Lúcia Goulart de Faria, que é professora da Universidade Estadual de Campinas e faz parte do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI), pesquisadora e militante que tem se dedicado a defesa de uma educação infantil pública, gratuita e de qualidade para todos os bebês e crianças pequenininhas. A entrevista aborda questões sobre os dilemas e impasses discutidos pelo Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) e pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), na perspectiva da pesquisadora, e também as problemáticas dessas disputas, consensos e dissensos.

Biografía del autor/a

Solange Estanislau dos Santos, Federal Institute of São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2006) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI-UFAL); do Grupo de Pesquisa: GEPEDISC-linha Culturas Infantis (FE/UNICAMP) e apoiadora do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). Trabalhou como professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e foi vice-coordenadora do Setor de Estudos em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: educação infantil,crianças, infâncias, discursos, culturas infantis, Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância, diferenças, imagens, formação docente, políticas públicas.

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Desde 1984 é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordena a linha culturas infantis do GEPEDISC- grupo de estudos e pesquisa em educação e diferenciação sócio cultural. Tem publicações, pesquisas e orientações de Graduação, Pós-Graduação e pós doc nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, atuando quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância, pequena infância e relações de gênero, pequena infância e classe social, pequena infância e relações étnico-raciais , parque infantil, crianças pequenas de 0 a 6 anos, Sociologia da infância, culturas infantis e formação para a especificidade da docência em creches e pré-escolas. Desde a finalização do pós-doc (bolsa PDE/CNPq) na Università degli Studi di Milano-Bicocca, em setembro de 2010, é membro do Colegiado Docente de Doutorado da mesma. Foi do Conselho Municipal de Educação de Campinas de 2004-2006 e é atualmente membra do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil 2016-2018. Atualmente aposentada continua professora colaboradora da FE Unicamp orientando, publicando e desenvolvendo 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção idade-relações de gênero-classe social-relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia.

Citas

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FPEI. Manifesto Indignado do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI): Avaliar para quê? E para quem?. In: Faria, Ana Lúcia Goulart de; Aquino, Ligia Maria Leão (Org.). Educação infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI. Campinas: Autores Associados, 2012, p.6-8.

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TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.

Publicado

2025-10-31

Número

Sección

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios