Debates on quality in early childhood education: disputes and conflicts in social movements

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105940

Keywords:

Public Policies, MIEIB, FPEI

Abstract

This interview was with Ana Lúcia Goulart de Faria, who is a professor at the State University of Campinas and is part of the management group of the São Paulo Forum for Early Childhood Education (FPEI), a researcher and activist who has dedicated herself to defending free, high-quality public early childhood education for all babies and toddlers. The interview addresses issues regarding the dilemmas and impasses discussed by the São Paulo Forum for Early Childhood Education (FPEI) and the Interforum Movement for Early Childhood Education in Brazil (MIEIB), from the researcher's perspective, as well as the problems of these disputes, consensuses and dissensions.

Author Biographies

Solange Estanislau dos Santos, Federal Institute of São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2006) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI-UFAL); do Grupo de Pesquisa: GEPEDISC-linha Culturas Infantis (FE/UNICAMP) e apoiadora do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). Trabalhou como professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e foi vice-coordenadora do Setor de Estudos em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: educação infantil,crianças, infâncias, discursos, culturas infantis, Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância, diferenças, imagens, formação docente, políticas públicas.

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Desde 1984 é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordena a linha culturas infantis do GEPEDISC- grupo de estudos e pesquisa em educação e diferenciação sócio cultural. Tem publicações, pesquisas e orientações de Graduação, Pós-Graduação e pós doc nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, atuando quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância, pequena infância e relações de gênero, pequena infância e classe social, pequena infância e relações étnico-raciais , parque infantil, crianças pequenas de 0 a 6 anos, Sociologia da infância, culturas infantis e formação para a especificidade da docência em creches e pré-escolas. Desde a finalização do pós-doc (bolsa PDE/CNPq) na Università degli Studi di Milano-Bicocca, em setembro de 2010, é membro do Colegiado Docente de Doutorado da mesma. Foi do Conselho Municipal de Educação de Campinas de 2004-2006 e é atualmente membra do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil 2016-2018. Atualmente aposentada continua professora colaboradora da FE Unicamp orientando, publicando e desenvolvendo 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção idade-relações de gênero-classe social-relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia.

References

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TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.

Published

2025-10-31

Issue

Section

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios