Gender and citizenship in pre-school education: Situations lived in times of pandemic in the Portuguese context
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81150Abstract
In Portugal, pre-school education is aimed at children from 3 to 6 years old, age of the beginning of compulsory education and the current curricular guidelines were defined in 2016. In the research work that I have been developing the concern with how pre-school education practitioners deal with gender, in a perspective of education for citizenship, has been a priority. In 2020 in the face of the needs arising from the pandemic (COVID19), the Association of Childhood Education Professionals (APEI), collecting various contributions, organized a support text in line with what is defined in the curriculum guidelines. Starting from the analysis of these documents, contextualized in the Portuguese reality, it will be analyzed how gender issues are addressed on in pre-school education; how this very difficult period is being experienced by boys and girls, listening to their voices and the views of educators / researchers involved in teacher’s training that have accompanied the process of building and disseminating the current curricular guidelines.
References
ALVARENGA, Carolina, CARDONA, Maria João “Cidadania e igualdade de gênero na educação pré-escolar: estratégias e desafios na construção de uma política pública em Portugal”, PINHAL, João, CAVACO, Carmen, CARDONA, Maria João, COSTA, Fernando, MARQUES, Joana FARIA, Rita (Orgs.). A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019)in http://afirse.ie.ul.pt/atas-online/
APEI, Contributo para assegurar a qualidade pedagógica em educação pré-escolar (3-6 anos) em tempo de covid19, Lisboa, Ed. APEI. 2020. http://apei.pt/upload/ficheiros/var/COVID_final_final_redux.pdf
CARDONA, Maria João. A educação de infância: primeira etapa no processo de formação ao longo da vida, Organização do Sistema Educativo, Lei de bases do sistema educativo. Balanço e Prospetiva. Volume I. Encontro Organização do Sistema Educativo, Lisboa: CNE p. 361. 2017.
CARDONA, Maria João.; UVA, Marta; PISCALHO, Isabel; TAVARES, Teresa-Cláudia. O papel do conflito no trabalho sobre as questões de género no jardim de infância e na escola. Actas Congresso da SPCE – ESE da Guarda. 2011. http://www.spce.org.pt/assets/files/Actas%20do%20XI%20Congresso%20SPCE%20-%20Guarda%202011%20-%20vol%202.pdf
CARDONA, Maria João (coord.), VIEIRA, Cristina; TAVARES, Teresa-Cláudia; UVA, Marta, NOGUEIRA, Conceição, PISCALHO, Isabel Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: CIG. 2011. https://www.cig.gov.pt/documentacao-de-referencia/doc/cidadania-e-igualdade-de-genero/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania/
CARDONA, Maria João (Coord.). NOGUEIRA, Conceição, VIEIRA, Cristina, UVA, Marta, TAVARES, Teresa-Cláudia. Guião de educação: género e cidadania no Pré-Escolar. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Presidência do Conselho de Ministros. 2010. https://www.cig.gov.pt/documentacao-de-referencia/doc/cidadania-e-igualdade-de-genero/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania/
CRAHAY, Marcel. Synthèse et conclusions. In: Eurydice/Eacea L’éducation et l’accueil des jeunes enfants en Europe: réduire les inégalités sociales et culturelles. Bruxeles: Eurydice/Comission Européenne, p. 129-146. 2009.
DGE/ME. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, DGE/ME. 2017. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf
DGE/ME. Contributos para o apoio e acompanhamento a distância, na Educação Pré-Escolar. 2021. https://www.dge.mec.pt/noticias/contributos-para-o-apoio-e-acompanhamento-distancia-na-educacao-pre-escolar
LOPES DA SILVA, Isabel, MARQUES, Liliana, MATA, Lourdes., ROSA, Manuela. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação 2016. http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/orientacoes_curriculares.pdf
PISCALHO, Isabel; CARDONA, Maria João; UVA, Marta. Trabalhar o género e a cidadania na formação de professores. ANJOS, Cleriston Izidro; SANTOS, Solange Estalinau; CORDEIRO, Ana Paula; ILIDIO FERREIRA, Fernando (Org.). Pedagogias e culturas infantis: conversas luso-brasileiras. 2018.
PORTUGAL. LEI n.º 46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo, alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de Setembro, e 49/2005, de 30 de Agosto). 1986. https://dre.pt/application/conteudo/245336
PORTUGAL. LEI n.º 5/97, de 10 de fevereiro. Lei-Quadro da Educação pré-escolar. 1997. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/lei-quadro_educacao_pre-escolar.pdf
UNICEF. Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus (COVID 19) em Escolas, Unicef. 2020.
VIANNA, Cláudia, ALVARENGA, Carolina. A inserção de gênero na educação infantil: a experiência de Portugal - entrevista com Maria João Cardona. Educação e Pesquisa vol.44 São Paulo. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-463420184400- SCIELO.BR
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.