Género e cidadania na educação pré-escolar: Vivências em tempo de pandemia no contexto português

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DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81150

Résumé

Em Portugal a educação pré-escolar destina-se às crianças dos 3 aos 6 anos, idade de entrada na escola obrigatória e as Orientações Curriculares em vigor foram definidas em 2016. No trabalho de pesquisa que tenho vindo a desenvolver a preocupação com a forma como na educação pré-escolar é dado realce ao trabalho sobre as questões de género, numa perspetiva de educação para a cidadania, tem sido uma prioridade. Em 2020 perante as necessidades decorrentes da pandemia (COVID19) a Associação dos Profissionais de Educação de Infância (APEI), recolhendo vários contributos, organizou um texto de apoio que se enquadra no que está definido nas orientações curriculares. Partindo da análise destes documentos, fazendo o seu devido enquadramento na realidade portuguesa, será analisado como é que as questões de género são trabalhadas na educação pré-escolar; como é que este período tão dificil está a ser vivenciado por meninos e meninas, ouvindo os seus testemunhos e os testemunhos de educadoras/es e investigadoras/es ligados à formação que têm acompanhado o processo de construção e divulgação das atuais orientações curriculares.

Biographie de l'auteur

Maria João Cardona, Escola Superior de Educação -Instituto Politécnico de Santarém – ESE IPSanterém

Doutoramento em Ciências da Educação (Univ. de Caen/Registo Univ. Minho, 2001); D.E.A ( Univ. Caen, reconhecido pela Univ. Lisboa como Mestrado, 1992) Licenciatura em Psicologia e C. da Educação (Univ. Lisboa, 1984); Curso de Educadora de Infância (Escola João de Deus, 1980). Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância(1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Cientifico

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Publiée

2021-08-16