Género e cidadania na educação pré-escolar: Vivências em tempo de pandemia no contexto português
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81150Resumen
Em Portugal a educação pré-escolar destina-se às crianças dos 3 aos 6 anos, idade de entrada na escola obrigatória e as Orientações Curriculares em vigor foram definidas em 2016. No trabalho de pesquisa que tenho vindo a desenvolver a preocupação com a forma como na educação pré-escolar é dado realce ao trabalho sobre as questões de género, numa perspetiva de educação para a cidadania, tem sido uma prioridade. Em 2020 perante as necessidades decorrentes da pandemia (COVID19) a Associação dos Profissionais de Educação de Infância (APEI), recolhendo vários contributos, organizou um texto de apoio que se enquadra no que está definido nas orientações curriculares. Partindo da análise destes documentos, fazendo o seu devido enquadramento na realidade portuguesa, será analisado como é que as questões de género são trabalhadas na educação pré-escolar; como é que este período tão dificil está a ser vivenciado por meninos e meninas, ouvindo os seus testemunhos e os testemunhos de educadoras/es e investigadoras/es ligados à formação que têm acompanhado o processo de construção e divulgação das atuais orientações curriculares.
Citas
ALVARENGA, Carolina, CARDONA, Maria João “Cidadania e igualdade de gênero na educação pré-escolar: estratégias e desafios na construção de uma política pública em Portugal”, PINHAL, João, CAVACO, Carmen, CARDONA, Maria João, COSTA, Fernando, MARQUES, Joana FARIA, Rita (Orgs.). A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019)in http://afirse.ie.ul.pt/atas-online/
APEI, Contributo para assegurar a qualidade pedagógica em educação pré-escolar (3-6 anos) em tempo de covid19, Lisboa, Ed. APEI. 2020. http://apei.pt/upload/ficheiros/var/COVID_final_final_redux.pdf
CARDONA, Maria João. A educação de infância: primeira etapa no processo de formação ao longo da vida, Organização do Sistema Educativo, Lei de bases do sistema educativo. Balanço e Prospetiva. Volume I. Encontro Organização do Sistema Educativo, Lisboa: CNE p. 361. 2017.
CARDONA, Maria João.; UVA, Marta; PISCALHO, Isabel; TAVARES, Teresa-Cláudia. O papel do conflito no trabalho sobre as questões de género no jardim de infância e na escola. Actas Congresso da SPCE – ESE da Guarda. 2011. http://www.spce.org.pt/assets/files/Actas%20do%20XI%20Congresso%20SPCE%20-%20Guarda%202011%20-%20vol%202.pdf
CARDONA, Maria João (coord.), VIEIRA, Cristina; TAVARES, Teresa-Cláudia; UVA, Marta, NOGUEIRA, Conceição, PISCALHO, Isabel Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: CIG. 2011. https://www.cig.gov.pt/documentacao-de-referencia/doc/cidadania-e-igualdade-de-genero/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania/
CARDONA, Maria João (Coord.). NOGUEIRA, Conceição, VIEIRA, Cristina, UVA, Marta, TAVARES, Teresa-Cláudia. Guião de educação: género e cidadania no Pré-Escolar. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Presidência do Conselho de Ministros. 2010. https://www.cig.gov.pt/documentacao-de-referencia/doc/cidadania-e-igualdade-de-genero/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania/
CRAHAY, Marcel. Synthèse et conclusions. In: Eurydice/Eacea L’éducation et l’accueil des jeunes enfants en Europe: réduire les inégalités sociales et culturelles. Bruxeles: Eurydice/Comission Européenne, p. 129-146. 2009.
DGE/ME. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, DGE/ME. 2017. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf
DGE/ME. Contributos para o apoio e acompanhamento a distância, na Educação Pré-Escolar. 2021. https://www.dge.mec.pt/noticias/contributos-para-o-apoio-e-acompanhamento-distancia-na-educacao-pre-escolar
LOPES DA SILVA, Isabel, MARQUES, Liliana, MATA, Lourdes., ROSA, Manuela. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação 2016. http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/orientacoes_curriculares.pdf
PISCALHO, Isabel; CARDONA, Maria João; UVA, Marta. Trabalhar o género e a cidadania na formação de professores. ANJOS, Cleriston Izidro; SANTOS, Solange Estalinau; CORDEIRO, Ana Paula; ILIDIO FERREIRA, Fernando (Org.). Pedagogias e culturas infantis: conversas luso-brasileiras. 2018.
PORTUGAL. LEI n.º 46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo, alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de Setembro, e 49/2005, de 30 de Agosto). 1986. https://dre.pt/application/conteudo/245336
PORTUGAL. LEI n.º 5/97, de 10 de fevereiro. Lei-Quadro da Educação pré-escolar. 1997. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/lei-quadro_educacao_pre-escolar.pdf
UNICEF. Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus (COVID 19) em Escolas, Unicef. 2020.
VIANNA, Cláudia, ALVARENGA, Carolina. A inserção de gênero na educação infantil: a experiência de Portugal - entrevista com Maria João Cardona. Educação e Pesquisa vol.44 São Paulo. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-463420184400- SCIELO.BR
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.