Referenciais de qualidade para a educação de infância? Estudo realizado sobre a realidade portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104267

Palabras clave:

Educação de infância, Qualidade, Formação, Educação para a cidadania

Resumen

Neste artigo, partindo do princípio de que todas as crianças têm direito a uma educação de qualidade, reflete-se sobre o conceito de qualidade e o sentido da definição de referenciais para qualidade na educação de infância, nas dimensões social, pedagógica e institucional. Parte-se de uma incursão documental sobre a realidade portuguesa, enquadrando-a no contexto europeu, sem esquecer a especificidade da diversidade sociocultural que caracteriza cada país. Para apoiar a reflexão, foram entrevistadas, entre novembro e dezembro de 2024, cinco profissionais com intervenções na área da Educação de Infância. Dos seus discursos apuraram-se opiniões, maioritariamente convergentes, sobre a necessidade de criar referenciais de qualidade, que se interpretam e refletem, no sentido do direito das crianças a práticas educativas de qualidade, sobretudo centradas na educação para a cidadania, área que se destaca neste trabalho de análise.

Biografía del autor/a

Maria João Cardona, Instituto Politécnico de Santarém

Maria João Cardona. Agregação em Ciências da EDucação( 2022, Universidade da Madeira), Doutoramento em Ciências da Educação (Univ. de Caen/Registo Univ. Minho, 2001); D.E.A ( Univ. Caen, reconhecido pela Univ. Lisboa como Mestrado, 1992) Licenciatura em Psicologia e C. da Educação (Univ. Lisboa, 1984); Curso de Educadora de Infância (Escola João de Deus, 1980). Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância(1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Cientifico ( 2010- 2014); Coordenação do Mestrado em Administração Educacional e do Mestrado que habita para a docência na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Vários projectos nacionais e publicações no âmbito da formação, educação e politicas educativas para as primeiras idades; género e educação para a cidadania. Destaque para a coordenação do PROCEPE, 1992-2000 ( Proj. financiado pela F. GulbenKian), Projecto Co-Educação (coord. pela CIDM); Coordenação dos guiões género e cidadania para a educação pré-escolar e 1º ciclo ensino básico (Proj. CIG). Projetos e trabalho como consultora da F. Gulbenkian e Banco Mundial em Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Trabalho de colaboração com a Guiné e Macau. Vários projetos de cooperação e publicações conjuntas com o Brasil. Foi membro do Conselho Cientifico-pedagógico da formação Contínua do Ministério da Educação ( 2009- 2014); Presidente da APEI ( 1996/2000); GEDEI ( 2002/05). Integra CIEC da Universidade Minho e CIE da Universidade da Madeira.

Am´´elia Marchão, Polytechnic Institute of Portalegre

Amélia Marchão é Professora Coordenadora na Escola Superior e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Possui um Pós-doutoramento em Educação (2019 / GIR-Helmântica Paideia, Universidade de Salamanca) e Doutoramento em Ciências da Educação (2010 / Universidade de Aveiro), Mestrado em Supervisão (1998 / Universidade de Aveiro) e Formação em Educação de Infância (1983 / ENEI Fundão) complementada com um Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar (licenciatura, 1995 / Instituto Politécnico de Castelo Branco). É investigadora do CARE, Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre e do VALORIZA, Research Centre for Endogenous Resource Valorization, Polytechnic Institute of Portalegre (até 2024) e membro colaborador do CETAPS (Un. Lisboa e Un. Porto) na seção de Working CLIL (até 2024). Desde 2025 é também investigadora colaboradora do CIEQV. Atualmente é membro do Conselho Geral do IPP, membro do Conselho Técnico-Científico e membro do Conselho Pedagógico, de que foi Presidente durante 8 anos. Cocoordenadora do Projeto/Exploratório de Conhecimento e Cultura para a Infância. Coordenou o Departamento de Educação e Formação (2017-2021), a Área Científica de Currículo e Supervisão (1999-2010), o Mestrado em Educação Pré-escolar (2010-2018), a Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica (2013-2015), Cursos de Complemento de formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e a Licenciatura em Educação de Infância. Publicou 37 artigos em revistas especializadas. Possui 55 capítulos de livros e 1 livro. Orientou 42 dissertações de mestrado e coorientou 4. Participa e/ou participou como investigadora em 12 projetos, investigadora responsável em 2 projetos e outras funções em 3 projetos. Nas suas atividades profissionais interagiu com diferentes colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica, artístico-cultural e atividade docente são: pensamento crítico; práticas educativas; educação de infância; currículo; competências, cidadania; igualdade de oportunidades de género; investigação; formação de docentes, inclusão; pedagogia. É revisora de revistas indexadas a Scopus e a outros indexadores internacionais.

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Publicado

2025-11-03

Número

Sección

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios