Quality references for early childhood education? Study carried out on portuguese reality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104267

Keywords:

Early Childhood Education, Quality, Professional training, Education for citizenship

Abstract

In this article, based on the principle that all children have the right to a quality education, we reflect on the concept of quality and the meaning of defining guidelines for quality in early childhood education, in the social, pedagogical and institutional dimensions. It starts with a documentary exploration of the Portuguese reality, placing it in the European context, without forgetting the specificity of the socio-cultural diversity that characterizes each country. To support this reflection, five professionals working in the field of Early Childhood Education were interviewed. Their speeches revealed opinions, mostly convergent, on the need to create quality guidelines, which are interpreted and reflected upon, in the sense of children's right to quality educational practices, especially focused on education for citizenship, the area that stands out in this analysis.

Author Biographies

Maria João Cardona, Instituto Politécnico de Santarém

Maria João Cardona. Agregação em Ciências da EDucação( 2022, Universidade da Madeira), Doutoramento em Ciências da Educação (Univ. de Caen/Registo Univ. Minho, 2001); D.E.A ( Univ. Caen, reconhecido pela Univ. Lisboa como Mestrado, 1992) Licenciatura em Psicologia e C. da Educação (Univ. Lisboa, 1984); Curso de Educadora de Infância (Escola João de Deus, 1980). Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância(1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Cientifico ( 2010- 2014); Coordenação do Mestrado em Administração Educacional e do Mestrado que habita para a docência na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Vários projectos nacionais e publicações no âmbito da formação, educação e politicas educativas para as primeiras idades; género e educação para a cidadania. Destaque para a coordenação do PROCEPE, 1992-2000 ( Proj. financiado pela F. GulbenKian), Projecto Co-Educação (coord. pela CIDM); Coordenação dos guiões género e cidadania para a educação pré-escolar e 1º ciclo ensino básico (Proj. CIG). Projetos e trabalho como consultora da F. Gulbenkian e Banco Mundial em Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Trabalho de colaboração com a Guiné e Macau. Vários projetos de cooperação e publicações conjuntas com o Brasil. Foi membro do Conselho Cientifico-pedagógico da formação Contínua do Ministério da Educação ( 2009- 2014); Presidente da APEI ( 1996/2000); GEDEI ( 2002/05). Integra CIEC da Universidade Minho e CIE da Universidade da Madeira.

Am´´elia Marchão, Polytechnic Institute of Portalegre

Amélia Marchão é Professora Coordenadora na Escola Superior e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Possui um Pós-doutoramento em Educação (2019 / GIR-Helmântica Paideia, Universidade de Salamanca) e Doutoramento em Ciências da Educação (2010 / Universidade de Aveiro), Mestrado em Supervisão (1998 / Universidade de Aveiro) e Formação em Educação de Infância (1983 / ENEI Fundão) complementada com um Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar (licenciatura, 1995 / Instituto Politécnico de Castelo Branco). É investigadora do CARE, Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre e do VALORIZA, Research Centre for Endogenous Resource Valorization, Polytechnic Institute of Portalegre (até 2024) e membro colaborador do CETAPS (Un. Lisboa e Un. Porto) na seção de Working CLIL (até 2024). Desde 2025 é também investigadora colaboradora do CIEQV. Atualmente é membro do Conselho Geral do IPP, membro do Conselho Técnico-Científico e membro do Conselho Pedagógico, de que foi Presidente durante 8 anos. Cocoordenadora do Projeto/Exploratório de Conhecimento e Cultura para a Infância. Coordenou o Departamento de Educação e Formação (2017-2021), a Área Científica de Currículo e Supervisão (1999-2010), o Mestrado em Educação Pré-escolar (2010-2018), a Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica (2013-2015), Cursos de Complemento de formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e a Licenciatura em Educação de Infância. Publicou 37 artigos em revistas especializadas. Possui 55 capítulos de livros e 1 livro. Orientou 42 dissertações de mestrado e coorientou 4. Participa e/ou participou como investigadora em 12 projetos, investigadora responsável em 2 projetos e outras funções em 3 projetos. Nas suas atividades profissionais interagiu com diferentes colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica, artístico-cultural e atividade docente são: pensamento crítico; práticas educativas; educação de infância; currículo; competências, cidadania; igualdade de oportunidades de género; investigação; formação de docentes, inclusão; pedagogia. É revisora de revistas indexadas a Scopus e a outros indexadores internacionais.

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Published

2025-11-03

Issue

Section

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios