Qualidade e equidade nas diretrizes operacionais nacionais de qualidade e equidade para a educação infantil (DONQEEI) (2024)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105580Palabras clave:
Educação Infantil, Política Educacional, Qualidade e Equidade, Financiamento da Educação InfantilResumen
Este artigo analisa as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (DONQEEI), publicadas em 2024, problematizando seus conceitos de qualidade e equidade. Com base em pesquisas, análise documental e na leitura crítica do contexto. Parte-se da compreensão de que a Educação Infantil, reconhecida, desde a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, vem implementando políticas para garantir o direito ao acesso a essa etapa educacional. No entanto, persiste a desigualdade desse acesso, com número elevado de crianças fora das creches, com a quase inexistência de creches em áreas rurais, a existência de professores sem formação atuando nessa etapa educativa, a falta de infraestrutura para atender bebês e crianças pequenas, bem como de condições justas de carreira e remuneração para as profissionais que atuam com este segmento. As DONQEEI buscam superar essas disparidades, propondo acesso com qualidade e equidade e apresentando alguns avanços, como a necessidade de ações efetivas para implementar políticas públicas e o enfrentamento das desigualdades. Contudo, destaca-se a falta de clareza sobre os recursos públicos adequados como um desafio central para a efetivação das diretrizes.
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