Ei, você! Qual é a sua cor?: práxis antirracista e a construção da identidade na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94494

Palabras clave:

Educação antirracista, Registro, Lei 10.639 , Educação Infantil, Identidade étnico racial

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas com crianças da educação infantil de uma escola pública localizada na zona periférica da cidade de Niterói. O texto se desenha a partir do movimento reflexivo de três professoras que em busca da práxis antirracista procuram em seus registros do vivido, formas de visibilizar o trabalho coletivo como movimentos de (re)existência ao racismo. Para tal, fundadas no diálogo, assinalam a importância da Lei 10.639/03, que implementa nos currículos escolares os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, discutindo a relevância de sua efetividade no cotidiano escolar. Apresentam reflexões sobre os desafios e possibilidades de um efetivo trabalho, especialmente na educação infantil, pautado na lei que completa 20 anos em 2023. Para tais reflexões destacam a contribuição da legislação para o currículo da educação infantil por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana/2004 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil- DCNEI (2009). Por fim, destacam as vivências antirracistas com crianças pequenas, buscando indicar, a importância da escola para a educação das relações étnico-raciais por meio dos resultados conquistados na construção da identidade de modo positivo.

Biografía del autor/a

Valdilanne Guimarães Pereira, Prefeitura Municipal de Niterói

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal Fluminense (2016), MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO pela Universidade Federal Fluminense (2020) e curso de ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (2021). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (2016) e Prefeitura de Niterói (2019).

Patricia Leal Rebeque, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2016). Pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Atualmente possui duas matrículas de professor I (educação infantil/ fundamental I) na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Citas

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Publicado

2023-12-08