Esticando horizontes: “O parque é onde tem um pedaço do sol” aprendendo a conhecer e escutar as crianças
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100886Mots-clés :
Educação Infantil, Estágio, Crianças, EscutaRésumé
O artigo foi elaborado a partir do Memorial de finalização da disciplina “Estágio Obrigatório em Educação Infantil”, tem como objetivo sintetizar os acúmulos debatidos em grupo, registrar a memória de uma iniciação à docência e levantar reflexões a partir de textos escritos e não escritos, relacionados à disciplina. Neste as autoras buscam ressaltar seus percursos formativos a partir de registros de campo, mas também articular com as principais categorias de análise que surgiram durante os estudos. As abordagens utilizadas dialogam com os direitos das crianças, bem como com os documentos utilizados para análise, como o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e a Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A atenção e intencionalidade pedagógica são categorias apontadas como fundamentais para aprender a conhecer e escutar as crianças.
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