Esticando horizontes: “O parque é onde tem um pedaço do sol” aprendendo a conhecer e escutar as crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100886

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio, Crianças, Escuta

Resumo

O artigo foi elaborado a partir do Memorial de finalização da disciplina “Estágio Obrigatório em Educação Infantil”, tem como objetivo sintetizar os acúmulos debatidos em grupo, registrar a memória de uma iniciação à docência e levantar reflexões a partir de textos escritos e não escritos, relacionados à disciplina. Neste as autoras buscam ressaltar seus percursos formativos a partir de registros de campo, mas também articular com as principais categorias de análise que surgiram durante os estudos. As abordagens utilizadas dialogam com os direitos das crianças, bem como com os documentos utilizados para análise, como o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e a Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A atenção e intencionalidade pedagógica são categorias apontadas como fundamentais para aprender a conhecer e escutar as crianças.

Biografia do Autor

Kátia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho - Portugal (2010) com orientação do Profº Dr. Manuel Jacinto Sarmento. Realizou o mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) com orientação da Profª Drª Eloisa Acires Candal Rocha. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Pós-Doutorado na FLACSO (Argentina) com o Profº Dr. Carlos Skliar. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do NUPEIN - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, culturas infantis, direito das crianças, cotidiano e pedagogia da educação infantil. Endereço do CV: https://lattes.cnpq.br/0092380035855105

 

Mariah de Moraes Lima Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduanda do curso de Psicologia pelo Centro Universitário Cesusc, onde realiza pesquisa em saúde mental e gênero através do Art.171 do Programa UNIEDU. É integrante do Instituto de Memória e Direitos Humanos (UFSC) onde foi bolsista de extensão nos anos de 2022 - 2024. Possui experiência de pesquisa e monitoria nas áreas dos Direitos Humanos, Movimentos Estudantis, Saúde Mental e Gênero.

 

 

Evelyn Cristine Souza dos Santos Noronha, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

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Publicado

2025-07-07