O papel dos adultos e a participação de todas as crianças em contextos de educação infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83099

Mots-clés :

Educação infantil. Docência. Educação para todos. Deficiência. Participação.

Résumé

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel dos adultos nos contextos de educação infantil, para que seja garantida a participação de todas as crianças, considerando a diversidade de modos que estas manifestam seus interesses por interações e brincadeiras. Traz como recorte a educação de crianças com deficiências e apresenta um estudo de caso para ilustrar a realização de propostas, mediações e relações das crianças entre pares. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa e da organização do tempo instituído no centro educacional, a discussão foi subdividida em dois eixos: o acolhimento das crianças em situações de atenção pessoal e a mediação em situações de aprendizagem em pequenos agrupamentos. O texto relaciona a construção de contextos mais inclusivos à qualidade do serviço ofertado na infância e permeia as concepções de criança, deficiência e educação infantil.

Biographie de l'auteur

Mariane Falco, Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, PMSBC, Brasil.

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Mestre e Doutora em Educação na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Psicologia (FEUSP) e Professora da rede municipal de São Bernardo do Campo. Possui experiência em Educação Infantil e Fundamental na perspectiva da educação inclusiva. Pesquisadora do grupo Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI-FEUSP). 

Références

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (coord.) Práticas Cotidianas na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003.

BERNSTEIN, Basil. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cadernos de Pesquisa, n. 42, p. 26-42, maio, 1984.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica, Brasília – DF, 2006.

BRASIL. CNE/CEB. Parecer n. 20, de 09 de dezembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, 09 de dezembro de 2009. Brasília: CNE, 2009.

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica, Brasília – DF, 2018.

BROUGÈRE, Gilles. A Criança e a Cultura Lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Centage Learning, 1998.

BROWN, Margaret; BORTOLI, Anna. Play and children with sensory impairments In: SMITH, Peter. (org.) The Cambridge Handbook of Play. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

BRUNER, Jerome. Como as crianças aprendem a falar. Lisboa: Inst. Piaget, 1983.

CORSARO, William Arnold. A Reprodução Interpretativa no Brincar ao ‘Faz-de-Conta’ das Crianças. Educação, Sociedade e Culturas, n. 17, p. 113-134, 2002.

DAVID, Myrian; APPELL, Geneviéve. Lóczy, una insólita atención personal. Barcelona: Octaedro, 2010.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition [nouvelle édition]. Paris: PUF, 2013.

FALCO, Mariane. Por uma educação infantil mais inclusiva: a documentação pedagógica como abordagem para a educação de todas as crianças. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-05032021-115421/> Acesso em: 28 fev. 2021.

FIGUEIREDO, Antonio Dias. A pedagogia dos contextos de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 809-836, jul.-set., 2016.

FORMAN, George; FYFE, Brenda. Aprendizagem negociada pelo design, pela documentação e pelo discurso. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2016.

GARIBOLDI, Antonio. El espacio y su organización. In: BONDIOLI, Anna; NIGITO, Gabriella. (coord.) Tiempos, espacios y grupos: el análisis la evaluación de la organización en la escuola infantil. Barcelona: Graó, 2011.

HORN, Maria Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensat, 2006.

HOYUELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensat, 2009.

KIHIMOTO, Tizuko Morchida. Brincadeiras e Inclusão. Responsável pela elaboração do Edital do Projeto Brincar. São Paulo: Fundação Volkswagen, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo: Cortez, 2002.

MALAGUZZI, Lóris. Per i bambini magiare al nido. Zerosei, ano 5, n. 4/5, 1980.

MALAGUZZI, Lóris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MALAGUZZI, Lóris. La educación infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensat, 2001.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 57-82, jan./jun. 2007.

OLIVEIRA, Zilma Ramos. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes educacionais? Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento, perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov., 2010.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. NY: Assembleia Geral das Nações Unidas, 2006.

RINALDI, Carla. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2016.

RINALDI, Carla. “Intervista a Carla Rinaldi”. [Entrevista concedida a Giuseppe Pezzarossi] Pensieri su Reggio, Reggio Emilia, p. 53-72, maggio, 2018.

SONCINI, Ivana. A comunidade inclusiva. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2016.

STACCIOLI, Gianfranco. As rotinas: de hábitos estéreis a ações férteis. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 54-73, maio/ago., 2018.

STAKE, Robert. The art of case study research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1995.

VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas: fundamentos de psicología. Tomos I, III, IV e V. Madrid: Visor S.D., 1997.

YIN, Robert. Estudos de Caso. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publiée

2022-07-22

Numéro

Rubrique

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil