O papel dos adultos e a participação de todas as crianças em contextos de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83099

Palavras-chave:

Educação infantil. Docência. Educação para todos. Deficiência. Participação.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel dos adultos nos contextos de educação infantil, para que seja garantida a participação de todas as crianças, considerando a diversidade de modos que estas manifestam seus interesses por interações e brincadeiras. Traz como recorte a educação de crianças com deficiências e apresenta um estudo de caso para ilustrar a realização de propostas, mediações e relações das crianças entre pares. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa e da organização do tempo instituído no centro educacional, a discussão foi subdividida em dois eixos: o acolhimento das crianças em situações de atenção pessoal e a mediação em situações de aprendizagem em pequenos agrupamentos. O texto relaciona a construção de contextos mais inclusivos à qualidade do serviço ofertado na infância e permeia as concepções de criança, deficiência e educação infantil.

Biografia do Autor

Mariane Falco, Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, PMSBC, Brasil.

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Mestre e Doutora em Educação na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Psicologia (FEUSP) e Professora da rede municipal de São Bernardo do Campo. Possui experiência em Educação Infantil e Fundamental na perspectiva da educação inclusiva. Pesquisadora do grupo Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI-FEUSP). 

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil