Transformação Digital e Ambidestria organizacional: o que podemos aprender com uma empresa do varejo Pet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e100404

Palavras-chave:

Varejo Pet, Exploração e Explotação, Ambidestria, Transformação Digital, Capacidades Digitais

Resumo

Objetivo: Avaliar um caso de uso da Tecnologia de Informação (TI) bimodal (ou TI ambidestra) de uma empresa do varejo Pet, identificando a forma como a orquestração da tecnologia está definida em suas funções, processos e meios de gestão, bem como as vantagens e desafios do modelo proposto, no que tange a capacidade de inovação impulsionada pela ambidestria organizacional (exploration e exploitation), para apoiar a Transformação Digital (TD) dessa organização.

Método: Estudo de caso único.

Principais resultados:  A pesquisa trouxe dois destaques: um relacionado com a cultura organizacional - a TI ambidestra ainda apresenta desafios humanos que precisam ser continuamente trabalhados e superados, e outro relacionado à liderança de executivo sênior – a importância de existir um papel orquestrador (TI Estratégica) para coordenar os dois times (TI Tradicional e TI Inovativa).

Relevância/originalidade: Esta pesquisa fez a conexão de três conceitos (ambidestria, exploration, e o exploitation) com o de transformação digital, trazendo como apoio o estudo de um caso prático de uma organização do setor de Varejo Pet.

Contribuições teóricas/metodológicas: Tendo como plano de fundo a teoria da Aprendizagem Organizacional, o estudo em questão trouxe uma visão moderna e aplicada do termo ambidestria como capacidade bimodal relevante para condução da transformação digital nas organizações.

Contribuições para a gestão: A pesquisa gerou um diagrama de referência com as posições dos executivos C-Levels da empresa (CMO, CIO, CDO), fazendo a conexão com os conceitos de Ambidestria, Exploration e Exploitation.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Arantes Marquesani Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão (PPGCFTG) no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atua profissionalmente como C-level, com mais de 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação em grandes empresas e multinacionais de diversos segmentos.

José Eduardo Ricciardi Favaretto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor e Pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), no Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão (PPGCFTG), nos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional. Os seus atuais interesses de pesquisa (acadêmica e aplicada) se agrupam em duas frentes de estudo: 1) Data Analytics, Artificial Intelligence, Digital Business Technology Innovation; e 2) Educação e Popularização da Ciência e Tecnologia (CT).

Referências

Abinpet. (2023a). Informações Gerais do setor - A Indústria Pet e seus números. https://abinpet.org.br/informacoes-gerais-do-setor/

Abinpet. (2023b). Mercado Pet do Brasil em 2023. Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. https://abinpet.org.br/wp-content/uploads/2023/03/abinpet_folder_dados_mercado_2023_draft1_incompleto_web.pdf

Abinpet. (2024). Mercado Pet do Brasil em 2024. Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. https://abinpet.org.br/wp-content/uploads/2024/03/abinpet_folder_dados_mercado_2024_draft2_web.pdf

Abradilan. (2023). Número de farmácias no Brasil já passa de 90,9 mil. Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos. https://www.abradilan.com.br/mercado/numero-de-farmacias-no-brasil-ja-passa-de-909-mil

Abrafarma. (2024). Link Úteis - Grandes Números. Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. https://www.abrafarma.com.br

Alabdali, M. A. H. A., Yaqub, M. Z., Agarwal, R., Alofaysan, H., & Mohapatra, A. K. (2024). Unveiling green digital transformational leadership: Nexus between green digital culture, green digital mindset, and green digital transformation. Journal of Cleaner Production, 450, 141670. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2024.141670

Albertin, L. (2010). Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. Atlas.

Albino, R., & Souza, C. A. (2019). Information and Technology’ s role and digital transformation challenges: a systematic literature review. CONF-IRM 2019 Proceedings. 5, 1–12. https://aisel.aisnet.org/confirm2019/5

Appio, F. P., Frattini, F., Petruzzelli, A. M., & Neirotti, P. (2021). Digital Transformation and Innovation Management: A Synthesis of Existing Research and an Agenda for Future Studies. Journal of Product Innovation Management, 38(1), 4–20. https://doi.org/10.1111/jpim.12562

Badr, N. G. (2018). Enabling Bimodal IT: Practices for improving Organizational Ambidexterity for successful innovation integration. Americas Conference on Information Systems, AMCIS.

Benner, M. J., & Tushman, M. L. (2003). Exploitation, Exploration, and Process Management: The Productivity Dilemma Revisited. The Academy of Management Review, 28(2), 238–256. https://doi.org/10.2307/30040711

Bloomberg, J. (2015). Bimodal IT: Gartner´s Recipe For Disaster. https://www.forbes.com/sites/jasonbloomberg/2015/09/26/bimodal-it-gartners-recipe-for-disaster

Bossert, O., Ip, C., & Laartz, J. (2014). A two-speed IT architecture for the digital enterprise. https://www.mckinsey.com/capabilities/mckinsey-digital/our-insights/a-two-speed-it-architecture-for-the-digital-enterprise

Brix, J. (2020). Building capacity for sustainable innovation: A field study of the transition from exploitation to exploration and back again. Journal of Cleaner Production, 268, 122381. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.122381

Buvat, J., Solis, B., Crummenerl, C., Aboud, C., Kar, K., El Aouf, H., & Sengupta, A. (2018). The Digital Culture Challenge: Closing the Employee-Leadership Gap. Capgemini Digital Transformation Institute. https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2017/06/dti-digitalculture_report_v2.pdf

Christofi, M. (2024). The role of chief digital officer: Critical insights into an emerging field and road map for future research. Journal of Business Research, 172, 114390. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114390

Costa, D. de M., Batista, C. P., Brant, R. S., Santos, W. R., & Novaes, V. W. (2023). Empreendedorismo e inovação ao redor do mundo: o papel da transformação digital para o desenvolvimento das economias globais. Revista de Ciências Da Administração, 25(65), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e96301

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (3a. edição). Artmed.

Cunha, G. da, & Ribeiro, B. (2024). Petz (PETZ3) tem dia negativo na bolsa mesmo com crescimento do lucro. Valor Investe. https://valorinveste.globo.com/noticia/2024/11/07/petz-petz3-bolsa-hoje-07-11-balanco-3-tri.ghtml

Davenport, T. H., & Westerman, G. (2018). Why So Many High-Profile Digital Transformations Fail. Harvard Business Review, March, 2–6. https://hbr.org/2018/03/why-so-many-high-profile-digital-transformations-fail

Dean, B. P. (2022). Developing and Leading Ambidextrous Teams: A Team-Centric Framework of Ambidexterity in Volatile Environments. Journal of Change Management, 22(2), 120–146. https://doi.org/10.1080/14697017.2021.2013297

Denrell, J., & March, J. G. (2001). Adaptation as Information Restriction: The Hot Stove Effect. Organization Science, 12(5), 523–538. https://doi.org/10.1287/orsc.12.5.523.10092

Duncan, R. B. (1976). The Ambidextrous Organization: Designing Dual Structures for Innovation. In R. H. Kilmann, L. R. Pondy, & D. P. Slevin (Eds.), The Management of Organization Design: Strategies and Implementation (pp. 167–188). New York: North Holland.

El Sawy, O., Amsinck, H., Kraemmergaard, P., & Vinther, A. L. (2016). How LEGO built the foundations and enterprise capabilities for digital leadership. MIS Quarterly Executive, 15(2), Article 5. https://aisel.aisnet.org/misqe/vol15/iss2/5

Euromonitor International. (2023). Pet Care in Brazil. https://www.euromonitor.com/pet-care-in-brazil/report

Favaretto, J. E. R. (2023). Capacidades da Organização Digital: o que os líderes ou gestores precisam saber. SciELO Preprints, 1–9. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7465

Ferreira, J. J. M., Fernandes, C. I., Alves, H., & Raposo, M. L. (2015). Drivers of innovation strategies: Testing the Tidd and Bessant (2009) model. Journal of Business Research, 68(7), 1395–1403. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.01.021

Gartner. (2013). Taming the Digital Dragon: The 2014 CIO Agenda. https://www.gartner.com/imagesrv/cio/pdf/cio_agenda_insights2014.pdf

Gartner. (2015). Information Technology Glossary - Bimodal. https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/bimodal

Gaughan, D. (2016). Use Bimodal and Pace-Layered IT Together to Deliver Digital Business Transformation. https://www.gartner.com/en/documents/3414217

Gibson, C. B., & Birkinshaw, J. (2004). The Antecedents, Consequences, and Mediating Role of Organizational Ambidexterity. Academy of Management Journal, 47(2), 209–226. https://www.jstor.org/stable/20159573

Gong, C., & Ribiere, V. (2021). Developing a unified definition of digital transformation. Technovation, 102, 102217. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2020.102217

Governo do Brasil. (2018). Ministério da Agricultura e Pecuária - Câmaras Setoriais, Animais e Estimação. Mercado Pet - resultados 2018. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/animais-e-estimacao/2019/26deg-ro-1/14-10-ipb_mercado_pet_resultados_2018_draft2.pdf

Guerra, R. M. de A., & Souza, I. L. C. (2022). Dimensions of Ambidexterity and Organizational Performance of Brazilian Exporting Companies. Internext, 17(3), 364–381. https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.668

Gundogdu, M. C. (2012). Re-Thinking Entrepreneurship, Intrapreneurship, and Innovation: a Multi-Concept Perspective. EMAJ: Emerging Markets Journal, 2(1), 61–69. https://doi.org/10.5195/emaj.2012.20

Gurbaxani, V., & Dunkle, D. (2019). Gearing up for successful Digital Transformation. MIS Quarterly Executive, 18(3), 209–220. https://doi.org/10.17705/2msqe.00017

Hanelt, A., Bohnsack, R., Marz, D., & Antunes Marante, C. (2021). A Systematic Review of the Literature on Digital Transformation: Insights and Implications for Strategy and Organizational Change. Journal of Management Studies, 58(5), 1159–1197. https://doi.org/10.1111/joms.12639

He, Z.-L., & Wong, P.-K. (2004). Exploration vs. Exploitation: An Empirical Test of the Ambidexterity Hypothesis. Organization Science, 15(4), 481–495. https://doi.org/10.1287/orsc.1040.0078

Hemerling, J., Kilmann, J., Danoesastro, M., Stutts, L., & Ahern, C. (2018). It’s not a Digital Transformation without a Digital Culture. Boston Consulting Group. https://www.bcg.com/publications/2018/not-digital-transformation-without-digital-culture.aspx

Heyes, J., Joshi, M., & Gelders, R. (2024). Case Study: Prioritization and Funding for Fusion Teams and Platforms. Gartner, Inc. https://www.gartner.com/en/documents/5604691

Horlach, B., Drews, P., & Schirmer, I. (2016). Bimodal IT: Business-IT alignment in the age of digital transformation. Multikonferenz Wirtschaftsinformatik, MKWI 2016, 3, 1417–1428.

Hunter, S. D. (2003). Information Technology, Organizational Learning, and the Market Value of the Firm. Journal of Information Technology Theory and Application Information, 5(1), 1–28. https://aisel.aisnet.org/jitta/vol5/iss1/3

Iconfinder. (2023a). Science & Technology Outline icon pack [Image] (CC BY 3.0). https://www.iconfinder.com/iconsets/science-technology-outline

Iconfinder. (2023b). Virtual Reality icon pack [Image] (CC BY 3.0). https://www.iconfinder.com/iconsets/virtual-reality-81

Iconfinder. (2024). Freemium Crafted Icon icons [Image] (CC BY 3.0). https://www.iconfinder.com/search/icons?family=freemium-crafted-icon

Instituto Pet Brasil. (2022). Mercado pet brasileiro: como o amor pelos animais impulsiona os negócios. http://institutopetbrasil.com/fique-por-dentro/amor-pelos-animais-impulsiona-os-negocios/

Kao, L.-J., Chiu, C.-C., Lin, H.-T., Hung, Y.-W., & Lu, C.-C. (2024). Unveiling the dimensions of digital transformation: A comprehensive taxonomy and assessment model for business. Journal of Business Research, 176, 114595. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2024.114595

Karrer, D., & Fleck, D. (2015). Organizing for Ambidexterity: A Paradox-based Typology of Ambidexterity-related Organizational States. Brazilian Administration Review, 12(4), 365–383. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2015150029

Klein, H. K., & Myers, M. D. (2001). A Classification Scheme for Interpretive Research in Information Systems. In Qualitative research in IS: issues and trends (pp. 218–239). IGI Global Scientific Publishing. https://doi.org/10.4018/978-1-930708-06-8.ch009

Kohli, R., & Grover, V. (2008). Business Value of IT: An essay on expanding research directions to keep up with the times. Journal of the Association for Information Systems, 9(1), 23–39. https://doi.org/10.17705/1jais.00147

Kraus, S., Durst, S., Ferreira, J. J., Veiga, P., Kailer, N., & Weinmann, A. (2022). Digital transformation in business and management research: An overview of the current status quo. International Journal of Information Management, 63, 102466. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102466

Kronblad, C., Pregmark, J. E., & Berggren, R. (2023). Difficulties to digitalize: ambidexterity challenges in law firms. Journal of Service Theory and Practice, 33(2), 217–236. https://doi.org/10.1108/JSTP-05-2022-0120

Legner, C., Eymann, T., Hess, T., Matt, C., Böhmann, T., Drews, P., Mädche, A., Urbach, N., & Ahlemann, F. (2017). Digitalization: Opportunity and Challenge for the Business and Information Systems Engineering Community. Business and Information Systems Engineering, 59(4), 301–308. https://doi.org/10.1007/s12599-017-0484-2

Leidner, D., & Mackay, J. (2008). How Incoming CIOs Transition into Their New Jobs. MIS Quarterly Executive, 6(1), 5. https://aisel.aisnet.org/misqe/vol6/iss1/5/

Li, F. (2020). The digital transformation of business models in the creative industries: A holistic framework and emerging trends. Technovation, 92–93, 102012. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2017.12.004

Lima, D., Ramos, R. F., & Oliveira, P. M. (2024). Customer satisfaction in the pet food subscription-based online services. Electronic Commerce Research, 24, 745–769. https://doi.org/10.1007/s10660-024-09807-8

Liu, Q. R., Liu, J. M., & He, Z. P. (2023). Digital transformation ambidexterity and business performance. Journal of Enterprise Information Management, 36(5), 1402–1420. https://doi.org/10.1108/JEIM-08-2022-0280

Lubatkin, M. H., Simsek, Z., Ling, Y., & Veiga, J. F. (2006). Ambidexterity and Performance in Small-to Medium-Sized Firms: The Pivotal Role of Top Management Team Behavioral Integration. Journal of Management, 32(5), 646–672. https://doi.org/10.1177/0149206306290712

Magesa, M. M., & Jonathan, J. (2022). Conceptualizing digital leadership characteristics for successful digital transformation: the case of Tanzania. Information Technology for Development, 28(4), 777–796. https://doi.org/10.1080/02681102.2021.1991872

March, J. G. (1991). Exploration and Exploitation in Organizational Learning. Organization Science, 2(1), 71–87. https://doi.org/10.1287/orsc.2.1.71

March, J. G. (1995). The Future, Disposable Organizations and the Rigidities of Imagination. Organization, 2(3–4), 427–440. https://doi.org/10.1177/135050849523009

Meirelles, F. de S. (2023). Pesquisa do Uso da TI - Tecnologia de Informação nas Empresas. In FGVcia - Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP): Vol. 34a Edição. http://www.fgv.br/cia/pesquisa

Nambisan, S., Lyytinen, K., Majchrzak, A., & Song, M. (2017). Digital Innovation Management: Reinventing Innovation Management Research in a Digital World. MIS Quarterly, 41(1), 223–238. https://doi.org/10.25300/MISQ/2017/41:1.03

Newtrade. (2019). Petz lança e-commerce com reconhecimento facial para cachorros. Newtrade - o Portal do Comércio. https://newtrade.com.br/tecnologia/petz-lanca-e-commerce-com-reconhecimento-facial-para-cachorros/

O’Reilly III, C. A., & Tushman, M. L. (2011). Organizational Ambidexterity in Action: How Managers Explore and Exploit. California Management Review, 53(4), 5–22. https://doi.org/10.1525/cmr.2011.53.4.5

Oludapo, S., Carroll, N., & Helfert, M. (2024). Why do so many digital transformations fail? A bibliometric analysis and future research agenda. Journal of Business Research, 174, 114528. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2024.114528

Pardini, D. J., Da Silva Júnior, A. B., Gonçalves, C. A., & De Melo, P. A. (2012). Redes de aprendizagem: uma proposta metodológica no ensino de acionistas e executivos. Revista de Ciências Da Administração, 14(33), 25–40. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p25

Parviainen, P., Tihinen, M., Kääriäinen, J., & Teppola, S. (2017). Tackling the digitalization challenge: how to benefit from digitalization in practice. International Journal of Information Systems and Project Management, 5(1), 63–77. https://doi.org/10.12821/ijispm050104

Riege, A. M. (2003). Validity and reliability tests in case study research: a literature review with “hands-on” applications for each research phase. Qualitative Market Research, 6(2), 75–86. https://doi.org/10.1108/13522750310470055

Rosa, P. R. da, Chardosin, F. Z., Alperstedt, G. D., & Feuerschütte, S. G. (2023). Estudo de caso e pesquisa-ação: semelhanças e distinções entre os métodos. Revista de Ciências Da Administração, 25(65), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e80766

Rose, J., Jones, M., & Furneaux, B. (2016). An integrated model of innovation drivers for smaller software firms. Information and Management, 53(3), 307–323. https://doi.org/10.1016/j.im.2015.10.005

Santos, E. A. dos, Lima, E., & Rodrigues, L. C. (2015). Aprendizagem Organizacional em Microempresas: seu Processo na Tomada de Decisão de Equipes de Direção. Revista de Ciências Da Administração, 17(43), 72–85. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p72

Schein, E. H. (1990). Organizational culture. American Psychologist, 45(2), 109–119. https://doi.org/10.1037/0003-066X.45.2.109

Shen, S., Chen, O., Sun, J., Mok, L., Gao, A., & Wan, D. D. K. (2020). Coronavirus (COVID-19) Outbreak: Short- and Long-Term Actions for CIOs. Gartner, March, 1–15. https://www.gartner.com/en/doc/720647-covid-19-outbreak-short-and-long-term-actions-for-cios

Singh, A., & Hess, T. (2017). How Chief Digital Officers Promote the Digital Transformation of their Companies. MIS Quarterly Executive, 16(1), Article 5. https://aisel.aisnet.org/misqe/vol16/iss1/5

Tushman, M. L., & O’Reilly, C. A. (1996). Ambidextrous Organizations: Managing Evolutionary and Revolutionary Change. California Management Review, 38(4), 8–29. https://doi.org/10.2307/41165852

Tuukkanen, V., Wolgsjö, E., & Rusu, L. (2022). Cultural Values in Digital Transformation in a Small Company. Procedia Computer Science, 196, 3–12. https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.11.066

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118–144. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003

Vonderau, P. (2019). The Spotify Effect: Digital Distribution and Financial Growth. Television and New Media, 20(1), 3–19. https://doi.org/10.1177/1527476417741200

Wang, C. L., & Rafiq, M. (2014). Ambidextrous Organizational Culture, Contextual Ambidexterity and New Product Innovation: A Comparative Study of UK and Chinese High-tech Firms. British Journal of Management, 25(1), 58–76. https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2012.00832.x

Westerman, G., Bonnet, D., & McAfee, A. (2014). Leading digital: Turning technology into business transformation. Harvard Business School Press.

Westerman, G., Calméjane, C., Bonnet, D., Ferraris, P., & McAfee, A. (2011). Digital Transformation: A Roadmap for Billion-Dollar Organizations. https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2017/07/Digital_Transformation__A_Road-Map_for_Billion-Dollar_Organizations.pdf

Yoshikuni, A. C., Favaretto, J. E. R., Albertin, A. L., & Meirelles, F. de S. (2018). The Influences of Strategic Information Systems on the Relationship between Innovation and Organizational Performance. Brazilian Business Review, 15(5), 444–459. https://doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.3

Yoshikuni, A. C., Favaretto, J. E. R., Albertin, A. L., & Meirelles, F. de S. (2022). How can Strategy-as-Practice Enable Innovation under the Influence of Environmental Dynamism? Revista de Administração Contemporânea, 26(1), 200131. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022200131.en

Publicado

17-09-2025

Como Citar

Oliveira, C. M. A. M., & Favaretto, J. E. R. (2025). Transformação Digital e Ambidestria organizacional: o que podemos aprender com uma empresa do varejo Pet. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–30. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e100404

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.