Alianças estratégicas: uma análise bibliométrica da produção científica entre 1989 e 2008

Márcio Roberto Moran, Fernando Ferreira de Araujo Souza, João Maurício Gama Boaventura, Bernadete de Lourdes Marinho, Adalberto Américo Fischmann

Resumo


Considera-se pertinente a organização de dados sobre a produção científica de um período, uma vez que tal movimento contribui para a continuidade das investigações e a evolução de determinada área do conhecimento. O propósito principal deste estudo, portanto, é analisar quantitativamente o que se produziu no campo das alianças estratégicas entre 1989 e 2008. Apoiando-se em técnicas bibliométricas e na pesquisa bibliográfica, foi possível encontrar 66 expressões que conduzem pesquisadores aos mais variados conteúdos sobre o tema em questão. Além disso, a partir de consultas às bases ISI Web of Knowledge e Scopus constituíram-se duas amostras, respectivamente, com 2.747 e 2.813 pesquisas publicadas, que permitiram a identificação dos autores, artigos e periódicos mais referenciados por estudiosos em todo o mundo. Este trabalho, então, torna-se um importante aliado no desenvolvimento de novas ideias, conceitos e perspectivas de abordagens sobre alianças estratégicas.

Palavras-chave


Alianças estratégicas; Análise bibliométrica; Parcerias estratégicas

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p63

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.