O processo de adaptação estratégica em uma instituição de ensino superior sob a ótica da teoria institucional

Autores

  • Graziela Dias Alperstedt UDESC - Florianópolis - SC
  • Graciella Martignago Graciella Martignago
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates UNISUL - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa a qual teve como objetivo analisar o processo de adaptação estratégica de uma organização universitária a partir da Teoria Institucional. Trata-se de um estudo de caso longitudinal qualitativo. Os dados foram obtidos a partir de fontes primárias e secundárias. A análise dos dados foi realizada de forma descritivo-interpretativa permitindo a identificação de 14 eventos críticos durante a vida da organização, os quais foram agrupados em 6 períodos estratégicos. De forma geral a adaptação da organização apresentou variações de um período estratégico para outro. Destaca-se, nesse processo, a importância das lideranças organizacionais e de seus “mitos racionalizados”. Nas diversas fases da vida da organização, a relevância dos stakeholders variou, assim como o estilo de gestão e o comportamento estratégico da organização. O caso apresenta fortes correlações com a Teoria Institucional.

Biografia do Autor

Graziela Dias Alperstedt, UDESC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UDESC (1989) , mestrado em Administração pela UFSC (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000). Atualmente é professor titular da UDESC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Graciella Martignago, Graciella Martignago

possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) , graduação em Administracao de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) . Atualmente é Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina e Consultora do Federação das Indústrias de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, estratégia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, UNISUL - Florianópolis - SC

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina. Seu foco de trabalho é na área de administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias para mudança e inovação, aprendizagem organizacional, e desenvolvimento de competências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

07-01-2006

Como Citar

Alperstedt, G. D., Martignago, G., & Fiates, G. G. S. (2006). O processo de adaptação estratégica em uma instituição de ensino superior sob a ótica da teoria institucional. Revista De Ciências Da Administração, 8(15), 114–137. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos