Análise estratégica da terceirização dos serviços de engenharia em uma siderúrgica: vantagens e desvantagens percebidas

Mario Cesar Barreto Moraes, Sandra Regina Bernardes Tratt, Graziela Dias Alperstedt, Sandro dos Santos

Resumo


A busca por metodologias e formas de gestão capazes de garantir uma maior competitividade mundial exige que as organizações criem e implementem alternativas cada vez mais inovadoras. A terceirização como uma prática de gestão, vem suprir uma necessidade de especialização nas organizações. Criada inicialmente para atender as atividades denominadas atividade-meio. A terceirização evoluiu e já está sendo aplicada a atividades cada vez mais relevantes no processo organizacional. O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio da matriz SWOT, a terceirização dos serviços de engenharia, sob a ótica da empresa que terceirizou os serviços. A pesquisa foi desenvolvida, por meio de um estudo de caso qualitativo, em uma empresa do segmento siderúrgico, pertencente a um grupo europeu. Inaugurada em 2003 a organização estudada possui um modelo de gestão inovador, concebido sob a ótica de condomínios, sendo que grande parte das atividades desenvolvidas foi terceirizada.

Palavras-chave


Terceirização; Gestão das Operações; Estratégia; Outsourcing; Service management; Strategy

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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