Análise estratégica da terceirização dos serviços de engenharia em uma siderúrgica: vantagens e desvantagens percebidas

Autores

  • Mario Cesar Barreto Moraes UDESC - Florinanópolis - SC
  • Sandra Regina Bernardes Tratt UDESC - Florianópolis - SC
  • Graziela Dias Alperstedt UDESC - Florianópolis - SC
  • Sandro dos Santos UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A busca por metodologias e formas de gestão capazes de garantir uma maior competitividade mundial exige que as organizações criem e implementem alternativas cada vez mais inovadoras. A terceirização como uma prática de gestão, vem suprir uma necessidade de especialização nas organizações. Criada inicialmente para atender as atividades denominadas atividade-meio. A terceirização evoluiu e já está sendo aplicada a atividades cada vez mais relevantes no processo organizacional. O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio da matriz SWOT, a terceirização dos serviços de engenharia, sob a ótica da empresa que terceirizou os serviços. A pesquisa foi desenvolvida, por meio de um estudo de caso qualitativo, em uma empresa do segmento siderúrgico, pertencente a um grupo europeu. Inaugurada em 2003 a organização estudada possui um modelo de gestão inovador, concebido sob a ótica de condomínios, sendo que grande parte das atividades desenvolvidas foi terceirizada.

Biografia do Autor

Mario Cesar Barreto Moraes, UDESC - Florinanópolis - SC

Concluiu o doutorado em Engenharia de Producao pela UFSC em 2001. Atualmente é membro do conselho deliberativo e vice-presidente de ensino da Associacão Nacional dos cursos de graduacao em Administracao, conselheiro ad-hoc - secretaria de ensino superior, consultor ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, consultor ad-hoc / membro de comitês de Análise e de Avaliação Institucional do Ministerio da Educacao e professor titular da UDESC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sandra Regina Bernardes Tratt, UDESC - Florianópolis - SC

Mestre em Administração pela ESAG/UDESC. Graduado em Ciências da Computação pela UFSC. Chefe do Departamento de Serviços de Engenharia da Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Graziela Dias Alperstedt, UDESC - Florianópolis - SC

possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1989) , mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: organização universitáira, adaptação estratégica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sandro dos Santos, UFSC - Florianópolis - SC

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC. Diretor geral da Sociedade Educacional de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2006-07-12

Como Citar

Moraes, M. C. B., Tratt, S. R. B., Alperstedt, G. D., & Santos, S. dos. (2006). Análise estratégica da terceirização dos serviços de engenharia em uma siderúrgica: vantagens e desvantagens percebidas. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 331–354. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos