O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p254Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional.
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