O que tem se falado sobre prática na área de Administração no Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84846Palavras-chave:
Teorias da Prática, Revisão sistemática, Estudos baseados em Prática, Epistemologia da PráticaResumo
O trabalho visa a identificar o emprego das teorias da prática em publicações da área de Administração entre 2014 e 2019, no Brasil. Para isso optamos pela revisão sistemática da literatura dos trabalhos apresentados em eventos da ANPAD e na base de dados SPELL. Procuramos identificar onde se situam os 118 trabalhos analisados em relação ao emprego das teorias das práticas. Encontramos que as classificações existentes na literatura não dão conta da diversidade da pesquisa sobre prática no Brasil, assim como argumentamos que as censuras sobre a redução do poder crítico das teorias da prática são procedentes, pois a análise também nos possibilitou apontar de modo específico qual o percentual de trabalhos que corroboram as várias críticas levantadas por vários autores de que muitos não tem concepção clara do que é práticas, haja vista que indicamos que 10,17% dos trabalhos não articulavam de forma coerente os teóricos/rótulos entre si.
Referências
ABREU, Natasha G. M. Teorias macrossociológias da criminalidade. In: Confluências. Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, vol. 20 n. 3, p. 99-118, dez./2018.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ANPAD). Apresentação. Disponível em: http://www.anpad.org.br/sobre.php. Acesso em 01 de agosto de 2020.
BISPO, Marcelo. Estudos baseados em prática: conceitos, história e perspectivas. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, vol. 2 n. 1, 2013. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10058. Acesso em 01 de agosto de 2020.
BISPO, Marcelo de Souza, SOARES, Lídia Cunha, CAVALCANTE, Erica Dayane Chaves. Panorama dos Estudos Sobre “Prática” no Brasil: Uma Análise da Produção. In: ENCONTRO DA ANPAD, 38., 2014, São Paulo, Anais... São Paulo, 2014.
BISPO, Marcelo de Souza. Methodological reflections on practice-based research in organization studies. BAR-Brazilian Administration Review, vol. 12 n. 3, p. 309-323, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bar/v12n3/1807-7692-bar-12-03-00309.pdf. Acesso em 01 de agosto de 2020.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.) Pierre Bourdieu: Sociologia. Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.
CARLOS, Camila Fernanda dos Santos; OLIVEIRA, Josiane Silva. Práticas de organização e a constituição do corpo no cotidiano organizacional: etnografia de uma comunidade cristã católica. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... São Paulo, 2019.
CORRADI, Gessica; GHERARDI, Silvia; VERZELLONI, Luca. Ten good reasons for assuming a ‘practice lens’ in organization studies. In: OLKC Conference. 3., Anais…, 2008.
CORRADI, Gessica; GHERARDI, Silvia; VERZELLONI, Luca. Through the practice lens: where is the bandwagon of practice-based studies heading? Management Learning, vol. 41, n.3, p. 265-283, 2010.
CZARNIAWSKA, Barbara. Organizing: how to study it and how to write about it. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, vol. 03 n. 01, p. 04-20, 2008.
FELDMAN, Martha S.; ORLIKOWSKI, Wanda J. Theorizing practice and practicing theory. Organization science, vol. 22 n. 5, p. 1240-1253, 2011. Disponível em: https://escholarship.org/content/qt8g33n86c/qt8g33n86c.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2020.
GAUTHIER, Clermont et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
GHERARDI, Silvia. Practice-based theorizing on learning and knowing in organizations. Organization, vol. 7 n. 2, p. 211-223, 2000.
GHERARDI, Silvia. Introduction: The Critical Power of the Practice Lens. Management Learning, vol. 40 n. 2, p. 115-128, 2009a.
GHERARDI, Silvia. Knowing and learning in practice‐based studies: an introduction. The Learning Organization, vol. 16 n. 5, p.352 – 359, 2009b.
GIDDENS, Antony. Marx's correct views on everything. Theory and Society, vol. 14, p. 167–174, 1985. Disponível em: https://doi-org.ez76.periodicos.capes.gov.br/10.1007/BF00157531. Acesso em: 08 de junho de 2020.
GOMES, Aline Ribeiro; SILVA FILHO, José Carlos Lázaro da. Abordando o Consumo de Água em um Órgão Público através das Lentes das Práticas: compreendendo lacunas para possíveis intervenções. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... São Paulo, 2019.
LATOUR, Bruno. On actor-network theory: A few clarifications. Soziale welt, vol. 47 n. 4, p. p. 369-381, 1996. Disponível em: http://transnationalhistory.net/interconnected/wp-content/uploads/2015/05/Latour-Actor-Network-Clarifications.pdf. Acesso em: 08 de junho de 2020.
LIMA, Mirian Assumpção; CUNHA, Maria Alexandra V. Cortez. O emprego das mídias sociais no policiamento: um estudo sob a lente da prática. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... , São Paulo, 2019.
MARTINS, Daniel Felipe Victor; FIGUEIREDO, Marina Dantas de. A perspectiva de Alasdair MacIntyre para os estudos da prática nas organizações. ENCONTRO DA ANPAD, 39, Anais..., Belo Horizonte, 2015.
MEDEIROS, Ana Carolina Peixoto; MENDONÇA, Ricardo Costa de. Análise da Profissionalidade do Docente de Administração nos Institutos Federais a luz da Epistemologia da Prática Autoria. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43, Anais..., São Paulo, 2019.
MENDES-DA-SILVA, Wesley. Contribuições e limitações de revisões narrativas e revisões sistemáticas na área de negócios. Revista de Administração Contemporânea, vol. 23 n. 2, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552019000200001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 8 de junho de 2020.
PIMENTEL, Ricardo. Estudos baseados na prática sobre sustentabilidade: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO DA ANPAD, 42., 2018, São Paulo, Anais... Curitiba, 2018.
POWER, Michael. Foucault and sociology. Annual Review of Sociology, vol. 37, p. 35-56, 2011.
RECKWITZ, Andreas. Toward a theory of social practices: A development in culturalist theorizing. European journal of social theory, vol. 5 n. 2, p. 243-263, 2002.
SCHATZKI, Theodore R. Peripheral vision: The sites of organizations. Organization studies, vol. 26 n. 3, p. 465-484, 2005.
SPIER, Kelly Fabiane; NASCIMENTO, Luís Felipe Machado; LESSA, Bruno de Souza. A aprendizagem baseada na prática e a educação sustentável de alunos de Administração da UFRGS. In: ENCONTRO DA ANPAD, 43., 2019, São Paulo, Anais... São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.anpad.org.br/sobre.php. Acesso em: 11 de novembro de 2019.
SVABO, Connie. Materiality in a practice-based approach. The Learning Organization, vol. 16 n. 5, p. 360, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/download/36475849/Publ8_16_Svabo_Materiality_in_a_practice-based_approach.pdf. Acesso em: 11 de novembro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.