Desafios e mudanças gerados na atuação da indústria de alimentos em multicanais de distribuição
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e85973Palavras-chave:
Canais de distribuição, Estratégia multicanal, CompetitividadeResumo
Objetivo: Empresas processadoras de alimentos, ao buscar formas alternativas de contato com o consumidor, experimentam novos canais de distribuição, que traz diversos desafios e mudanças organizacionais. Portanto, objetivou-se investigar os desafios enfrentados e as mudanças geradas na utilização da estratégia multicanal de distribuição por empresas processadoras de alimentos.
Metodologia/abordagem: Este estudo qualitativo baseia-se em duas fases de pesquisa, sendo um levantamento documental para identificar os segmentos alimentares produtivos e possíveis empresas para o estudo; e uma survey, composta por 14 empresas de alimentos do estado de São Paulo, que distribuem seus produtos por múltiplos canais.
Originalidade/relevância: A estratégia multicanal tem características que tornam sua implementação e gerenciamento altamente complexos. Este estudo traz informações sobre os desafios que as empresas podem enfrentar e permite que avaliem sua capacidade de adotar tal estratégia.
Principais resultados: Identificou-se que acessar novos mercados, coordenar os múltiplos canais e gerir os conflitos entre canais foram os principais desafios apontados pelas empresas, e que alguns desafios e mudanças ocorridas estão correlacionados com o porte da empresa e o tipo de estrutura de canal utilizada.
Contribuições teóricas: Constatou-se que os desafios e mudanças observadas na literatura realmente ocorrem com as empresas processadoras de alimentos estudadas, com maior ou menor intensidade, dependendo do porte e tipos de canais utilizados.
Contribuições para a gestão: O resultado desse estudo possibilita que empresas delineiem melhores estratégias para controle e gerenciamento de multicanais de distribuição, proporcionando melhora de seus resultados e redução do poder do varejo no controle dos canais.
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