Práticas espaciais da comunidade escolar no contexto de pandemia da covid-19 na cidade de Maringá/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e90242

Palavras-chave:

COVID-19, Cidade, Práticas espaciais, Comunidade escolar

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar as práticas espaciais realizadas na cidade de Maringá/PR pela comunidade escolar à luz das medidas decretadas pela Prefeitura Municipal no contexto da Covid-19.

Metodologia/abordagem: A pesquisa é qualitativa e descritiva e envolve coleta de dados primários e secundários. Os dados foram interpretados por meio da técnica de análise hermenêutica-dialética.

Originalidade/relevância: Em 2020, a pandemia da COVID-19 impulsionou as escolas a se adequarem aos decretos estaduais e municipais. Este estudo considera a cidade como uma organização moldada por relações de poder, com foco nas práticas espaciais da comunidade escolar por meio de suas demandas e manifestações.

Principais resultados: O estudo revelou as práticas espaciais de territorialização em sentido estrito, em sentido amplo e a construção de redes espaciais pela comunidade escolar. Essas práticas espaciais são ações de territorialização resultantes das manifestações ocorridas na cidade-organização.

Contribuições teóricas: O estudo amplia a compreensão das práticas espaciais como formas de territorialização, destacando a cidade como um espaço de relações de poder, resistência e disputa, e reforçando a visão da cidade como uma organização formada por interações sociais, conflitos e múltiplos territórios.

Contribuições da gestão: A pesquisa demonstra como grupos sociais, como a comunidade escolar, utilizam o espaço urbano para resistir a medidas governamentais. Isso oferece insights valiosos para gestores públicos sobre como dinâmicas de poder e mobilizações influenciam políticas e decisões em tempos de crise.

Biografia do Autor

Cristiane Sousa da Silva Battaglini, Universidade Estadual de Maringá

Pós-graduada em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing (2011), Pós-graduada em Docência no Ensino Superior (2014), Pós-graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais (2015), Pós-graduada em Administração Financeira (2019), Graduada em Administração (2007). Atualmente estou cursando Mestrado em Administração na Universidade Estadual de Maringá (2022). Atualmente sou Professora Tutora Mediadora na Modalidade a Distância da Unicesumar - Centro Universitário Cesumar. 

Priscilla Borgonhoni Chagas, Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM). Doutora em Administração, na área de concentração Estudos Organizacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do INCT/Observatório das Metrópoles - Núcleo Região Metropolitana de Maringá. Atualmente minhas pesquisas envolvem os estudos organizacionais em temas como cidades, desenvolvimento, territórios e territorialidades e processos alternativos de organização.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Battaglini, C. S. da S., & Chagas, P. B. (2024). Práticas espaciais da comunidade escolar no contexto de pandemia da covid-19 na cidade de Maringá/PR. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e90242

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