O que tem se falado sobre prática na área de Administração no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84846

Palavras-chave:

Teorias da Prática, Revisão sistemática, Estudos baseados em Prática, Epistemologia da Prática

Resumo

O trabalho visa a identificar o emprego das teorias da prática em publicações da área de Administração entre 2014 e 2019, no Brasil. Para isso optamos pela revisão sistemática da literatura dos trabalhos apresentados em eventos da ANPAD e na base de dados SPELL. Procuramos identificar onde se situam os 118 trabalhos analisados em relação ao emprego das teorias das práticas. Encontramos que as classificações existentes na literatura não dão conta da diversidade da pesquisa sobre prática no Brasil, assim como argumentamos que as censuras sobre a redução do poder crítico das teorias da prática são procedentes, pois a análise também nos possibilitou apontar de modo específico qual o percentual de trabalhos que corroboram as várias críticas levantadas por vários autores de que muitos não tem concepção clara do que é práticas, haja vista que indicamos que 10,17% dos trabalhos não articulavam de forma coerente os teóricos/rótulos entre si. 

Biografia do Autor

Cláudio César Torquato Rocha, Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui formação em Atendimento Educacional Especializado - AEE e em Psicanálise (em andamento). Atua como Professor no Ensino Superior e como Pedagogo/Psicopedagogo no atendimento a crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem no NAPE/SEDUC-CE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (CPEP)

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Design instrucional; Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012); Pós-Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Pós-Doutorado em andamento em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE). Ex-Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPE. Avaliador dos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros. Orientador de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado. Revisor de diversos periódicos e eventos na área de Administração. Com experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional; competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; Teoria Social Cognitiva.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Bastos, A. T., Rocha, C. C. T. ., & Mendonça, J. R. C. de. (2023). O que tem se falado sobre prática na área de Administração no Brasil?. Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 9–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84846