Os antecedentes e consequências da formação do valor percebido a partir da gestão de marca e imagem da loja
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e98221Palavras-chave:
Valor percebido, Imagem da loja, Consciência marca, Confiança marca, Valor marcaResumo
Objetivo do Estudo: Criar e validar um modelo para explicar a intenção comportamental dos consumidores em recomprar do mesmo varejista de e-commerce, centrando-se na gestão da imagem da loja e de marca, com ênfase no produto "tênis".
Metodologia/Abordagem: Abordagem quantitativa com amostra de 610 participantes obtida por survey. A análise de dados realizada através de equações estruturais, testando as sete hipóteses do modelo hipotético.
Originalidade/Relevância: Pesquisas na Web of Science e no Google Scholar não encontraram modelos compostos pelos construtos imagem da loja, consciência da marca, confiança na marca, valor da marca e valor percebido em conjunto e concomitantemente formando uma cadeia nomológica influenciando a intenção de compra dos consumidores.
Principais Resultados: A imagem da loja e a consciência da marca impactam positivamente o valor da marca e a confiança na marca, as quais influenciam positivamente o valor percebido pelo consumidor. Este último fator influencia positivamente a intenção comportamental de compra dos consumidores.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Desenvolvimento de um modelo que apresenta relações entre construtos formando um modelo inédito. Identificação dos antecedentes que mais influenciam a formação do valor percebido a partir da gestão de marcas e da imagem da loja.
Contribuições Sociais/Contribuição para a Gestão: Capacidade de gestão dos profissionais de marketing em relação aos componentes do modelo que estão sob o seu controle, tornando a gestão feita de forma adequada mais factível. Assim, os resultados em termos do valor percebido e da intenção de compra do produto são consequências “naturais” gerando resultados positivos para a empresa.
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