Recursos semióticos mobilizados para o raciocínio abdutivo em uma atividade de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100062Palavras-chave:
educação matemática, modelagem matemática, semiótica peirceana, raciocínio abdutivo, 7º ano do ensino fundamentalResumo
Este artigo foca no raciocínio abdutivo revelado na mobilização de recursos semióticos em uma atividade de modelagem matemática com alunos do 7º ano. A análise qualitativa fundamentada no quadro teórico sobre modelagem matemática e semiótica peirceana, relativo ao raciocínio abdutivo e aos recursos semióticos, foi subsidiada em registros escritos, fotografias e transcrições de falas de uma turma de 36 alunos. Os resultados revelaram que o raciocínio abdutivo incrementou os conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos a partir da mobilização de recursos semióticos como vídeos e experimentação. Todavia, os questionamentos da professora e o compartilhamento dos resultados entre os alunos desencadearam efetivamente o raciocínio abdutivo em que as hipóteses temporárias foram explicadas, validadas ou refutadas por meio de recursos semióticos disponíveis e escolhidos pelos alunos. Esses resultados indicaram que a comunicação e a troca de ideias possibilitaram que os alunos reconhecessem soluções que não eram coerentes com o analisado.
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