Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências

Autores

  • Marlécio Maknamara Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p75

Palavras-chave:

desenhos animados, natureza, formação docente em ciências

Resumo

A natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. 

Biografia do Autor

Marlécio Maknamara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação pela UFMG (2011), Mestre em Educação pela UFPB (2005) e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFC (2002). Diretor Regional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (2013-2015). Coordenador do PIBID Interciências (Biologia, Física, Química) na UFRN. Membro do “Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura”/UFRN/CNPq e do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas”/UFMG/CNPq.

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Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos