Avaliação de uso de AVA no ensino de física

Autores

  • Andreson Lopes de Lacerda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p293

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) ampliam as possibilidades e iniciativas de produção de cursos, disciplinas e atividades baseadas no contexto online.  Neste contexto, investigamos as percepções de alunos e de professores em ambiente real de aprendizagem desenhado para apoio a uma disciplina de Física presencial em nível universitário. Ele foi elaborado para ampliar a sala de aula presencial com base nos elementos do design instrucional (DI), adequação aos conteúdos e à diversidade de sujeitos presentes neste espaço. A análise é feita utilizando-se estatística descritiva simples e análise de conteúdo das respostas dadas a um questionário e a entrevistas aplicados pelos pesquisadores aos participantes da proposta. A avaliação demonstra que o DI cumpriu com seus objetivos. Os alunos e professores entendem a importância da utilização de diversos meios e recursos para apoiar o aprendizado, a flexibilização da sala de aula e a colaboração entre pares. Os resultados obtidos fornecem subsídios para o levantamento de questões acerca da utilização de AVA como apoio ao ensino presencial, particularmente para o ensino de Física.

Biografia do Autor

Andreson Lopes de Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Comunicação Social (UEPB), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Doutorando em Educação (UFSC). Supervisor Educacional (FAPEU) atendendo aos cursos de Física e de Matemática na modalidade de educação a distância (UAB/UFSC) como coordenador de AVA, oferecendo suporte e formação aos professores e tutores para uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Atua também como consultor em tecnologias e mídias na educação (presencial e a distância). Ministra minicursos e oficinas (teóricos e práticos) para professores e profissionais da educação em diversos níveis, sobre temas relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação, sobre mídias na educação. Participa do grupo de Pesquisa Comunic (UFSC) no qual participa de projetos sobre formação crítica do sujeito em espaços sociais virtuais e educação

Tatiana da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Física (IF/UFRJ), Professora Associada I do Departamento de Física (UFSC). Experiência em desenvolvimento de materiais didáticos hipermídia para educação na modalidade a distância tendo coordenado a equipe de Webfísica dos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ, com experiência em formação continuada de professores e elaboração de materiais didáticos digitais. Participou dos projetos “Avaliações Educacionais e o Ensino de Matemática e Ciências”, apresentado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em resposta ao Edital No 038/2010/CAPES/INEP, dentro do Programa Observatório da Educação; CARONTE (Conteúdos de Astronomia para o ensino apoiado em Tecnologias) submetido ao Edital MCT/CNPq/SECIS nº 63/2008 - Popularização da Astronomia e do projeto de pesquisa “TIC/Física” de fomento ao uso das Tecnologias de Comunicação e Informação nos cursos de Graduação e de favorecimento da institucionalização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem para a convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância (CFM/UFSC) Edital nº15 de 23 de março de 2010. Atuou como coordenadora de área física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFSC) de março de 2009 a dezembro de 2013.  É orientadora de mestrado e doutorado do PPGECT/UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (FSC/CFM/UFSC).

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos