Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia: um museu de ciência e tecnologia?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p303Abstract
Os Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (MCCT) acompanham as mudanças no modo de pensar e fazer ciência. Buscamos, assim, refletir sobre a natureza e as transformações desses espaços e as relações CTS, com o interesse de problematizar se o Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia se insere ou não na perspectiva dos MCCT. Realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória que descreve trechos de salas de exposição a fim de identificar elementos relacionados a: i) temas sobre ciência e tecnologia (C&T); ii) objetos de C&T (substitutos e autênticos); iii) estratégias de significação de conceitos, fenômenos e processos de C&T; e iv) relações CTS. Como resultado, consideramos que essa iniciativa mais se aproxima do que se diferencia do conceito de MCCT, utilizando estratégias que se voltam à formação de um público consumidor de determinada marca de cerveja socialmente referenciada pela tradição cultural e pelo fundamento científico e tecnológico.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
