Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia: um museu de ciência e tecnologia?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p303Resumo
Os Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (MCCT) acompanham as mudanças no modo de pensar e fazer ciência. Buscamos, assim, refletir sobre a natureza e as transformações desses espaços e as relações CTS, com o interesse de problematizar se o Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia se insere ou não na perspectiva dos MCCT. Realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória que descreve trechos de salas de exposição a fim de identificar elementos relacionados a: i) temas sobre ciência e tecnologia (C&T); ii) objetos de C&T (substitutos e autênticos); iii) estratégias de significação de conceitos, fenômenos e processos de C&T; e iv) relações CTS. Como resultado, consideramos que essa iniciativa mais se aproxima do que se diferencia do conceito de MCCT, utilizando estratégias que se voltam à formação de um público consumidor de determinada marca de cerveja socialmente referenciada pela tradição cultural e pelo fundamento científico e tecnológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY