Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia: um museu de ciência e tecnologia?

Autores

  • Renata Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Guaracira Gouvêa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p303

Resumo

Os Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (MCCT) acompanham as mudanças no modo de pensar e fazer ciência. Buscamos, assim, refletir sobre a natureza e as transformações desses espaços e as relações CTS, com o interesse de problematizar se o Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia se insere ou não na perspectiva dos MCCT. Realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória que descreve trechos de salas de exposição a fim de identificar elementos relacionados a: i) temas sobre ciência e tecnologia (C&T); ii) objetos de C&T (substitutos e autênticos); iii) estratégias de significação de conceitos, fenômenos e processos de C&T; e iv) relações CTS. Como resultado, consideramos que essa iniciativa mais se aproxima do que se diferencia do conceito de MCCT, utilizando estratégias que se voltam à formação de um público consumidor de determinada marca de cerveja socialmente referenciada pela tradição cultural e pelo fundamento científico e tecnológico.

Biografia do Autor

Renata Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Saúde da UFRJ.

Guaracira Gouvêa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos