A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física: estudando concepções a partir de uma análise bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p87Resumo
Neste trabalho são analisadas as compreensões de licenciandos em Física sobre as inter-relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de um questionário aplicado a 11 estudantes cursantes da disciplina “Metodologia do Ensino de Física”, na qual a perspectiva CTS seria posteriormente estudada, foram coletados dados sobre a compreensão inicial relativa ao CTS. Tais dados foram analisados a partir do marco teórico-metodológico da teoria de Bakhtin associado a pressupostos CTS, tomando como base o trabalho de Strieder (2012). Pela análise desenvolvida foi possível identificar compreensões confusas e ambíguas sobre as inter-relações CTS, marcadas por um grau de elaboração reduzido alinhado a posicionamentos de senso comum, cuja formação docente deve problematizar e auxiliar em uma possível superação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY