A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física: estudando concepções a partir de uma análise bakhtiniana

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Fernanda Ostermann

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p87

Neste trabalho são analisadas as compreensões de licenciandos em Física sobre as inter-relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de um questionário aplicado a 11 estudantes cursantes da disciplina “Metodologia do Ensino de Física”, na qual a perspectiva CTS seria posteriormente estudada, foram coletados dados sobre a compreensão inicial relativa ao CTS. Tais dados foram analisados a partir do marco teórico-metodológico da teoria de Bakhtin associado a pressupostos CTS, tomando como base o trabalho de Strieder (2012). Pela análise desenvolvida foi possível identificar compreensões confusas e ambíguas sobre as inter-relações CTS, marcadas por um grau de elaboração reduzido alinhado a posicionamentos de senso comum, cuja formação docente deve problematizar e auxiliar em uma possível superação.


Palavras-chave


CTS; Formação de professores de física; Análise bakhtiniana

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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