Os conhecimentos prévios de matemática de estudantes do ensino fundamental: o que é matemática? De onde ela veio? Como seria um mundo sem matemática?

Nájela Tavares Ujiie, Wanderley Pivatto Brum, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Jussara Rodrigues Ciappina, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Resumo


Nesse artigo, apresentamos os resultados de uma investigação com abordagem quali-quantitativa, realizada com 22 estudantes de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina, acerca do tema matemática. Para coleta de dados, foram usados registros escritos e os desenhos produzidos pelos estudantes. A análise de conteúdo a posteriori foi utilizada para interpretar os dados coletados, que constituíram tabelas e gráficos. Os resultados, de modo geral, mostram que os estudantes atribuem a concepção de matemática a fórmulas e à via utilitária, sua origem remonta à idade primitiva e um mundo sem matemática seria o caos.


Palavras-chave


Educação matemática; Conhecimentos prévios; Ensino fundamental; Concepções de matemática

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.