The prior knowledge the mathematic students elementary school: what is mathematics? What is its origin? How would a world without mathematics?

Authors

  • Nájela Tavares Ujiie Universidade Estadual do Paraná - União da Vitória
  • Wanderley Pivatto Brum Faculdade Avantis - Balneário Camboriú
  • Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
  • Jussara Rodrigues Ciappina Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p57

Abstract

In this article, we presente the results about an investigation about an investigation with qualitative and quantitative approach, conducted with 22 students of the sixth grade of elementary school in a public school of Tijucas, Santa Catarina, about the mathematical topic. For data collection, written records and drawings produced by students were used. Subsequently the content analysis was used to interpret the data collected, which were tables and graphs. The results generally show that students assign the concept of mathematical formulas and utilitarian way, its origin dates back in the early age and a world without mathematics would be a chaos.

Author Biographies

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná - União da Vitória

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestra em Educação (UEPG). Graduada em Pedagogia (UNESP).  Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação e Docente lotada no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

Wanderley Pivatto Brum, Faculdade Avantis - Balneário Camboriú

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (FURB). Graduado em Ciências Contábeis (UNIVALI). Graduado em Matemática (UFSC). Docente Educação Básica do Estado de Santa Catarina, bem como docente da Faculdade Avantis e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa

Professora. Licenciada em Matemática.  Mestra em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora  em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participa atualmente de projetos: EMATHS, PACTO e Licenciatura em Ação - repensando práticas pedagógicas e de pesquisa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Abordagens e Referenciais para o ensino-aprendizagem de matemática" e Grupo de Pesquisa em Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS), ambos vinculados ao CNPq.

Jussara Rodrigues Ciappina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa

Professora. Licenciada em Matemática.  Mestra em Matemática Aplicada e Doutora  em Engenharia Elétrica, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa

Professora. Licenciada em Matemática. Mestra em Matemática Aplicada e Doutora em Ciências de Materiais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participa desde 2006 como orientadora da Olimpíada Brasileira de matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Published

2017-05-30

Issue

Section

Artigos