Processos de compreensão pelo professor em formação inicial ao ensinar função de 1º grau considerando o uso de um software

Karla Priscila Schreiber, Isabel Koltermann Battisti

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir os processos de compreensão pelo professor em formação inicial ao ensinar Função de 1º grau, considerando o uso de um software, o que envolve a compreensão do conceito, o conhecimento didático, a compreensão dos alunos e de como aprendem este conteúdo. A discussão constitui-se a partir de um estudo de caso em que foi considerada a vivência de um estágio supervisionado de um curso de Matemática em uma escola pública, no Ensino Médio. As vivências foram gravadas e transcritas e, assim como o planejamento, foram consideradas nas análises. Estas se fizeram com base em Shulman, Tardif, Freire e Gauthier et al, que discutem os saberes necessários à prática docente. Esta pesquisa possibilitou a reflexão acerca do quanto a compreensão do conceito que se intenciona ensinar e da metodologia é importante para que o professor possa viabilizar o estabelecimento de processos de elaboração conceitual pelos alunos.

Palavras-chave


Compreensão; Conceito de função de 1º grau; Ações docentes; Software matemático

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p127

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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