Concepções prévias de alunos iniciantes de um curso de graduação na área de ciências exatas e tecnologia sobre a visualização da mesma face lunar do referencial terrestre

Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta Feijó Barroso

Resumo


Identificam-se neste trabalho quatro concepções prévias bem delimitadas sobre a questão da possibilidade de visualização da mesma face lunar do referencial da Terra. Essas concepções são apresentadas por alunos iniciantes de um curso universitário na área de ciências exatas e tecnologia. São elas a Lua sem rotação (LSR), a Lua com rotação como justificativa contrária (LCR), a sincronia das rotações da Terra e da Lua (DRT) e, por fim, a confusão com as fases da Lua (CFL). Apresentam-se os resultados de aprendizagem de 77 estudantes após a utilização autônoma de uma animação sobre o assunto. Eles mostram que metade passa a compreender corretamente o fenômeno e cerca de 40% permanece com uma dessas concepções após a intervenção.

Palavras-chave


Rotação síncrona da Lua; Concepções prévias; Visualização; Aprendizagem

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p223

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.