Pesquisa no estágio supervisionado: alguns resultados e muitas possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p31Resumo
Esta pesquisa visou trazer à reflexão o estágio supervisionado de ensino vivenciado como pesquisa. Para isto, foi realizada uma análise documental com base em informações presentes em quarenta e oito relatórios de estágios de observação e nas anotações feitas durante os encontros para a discussão dos estágios nas escolas, investigando o ensino de física no ensino médio nas escolas públicas de Teresina-PI. Ao todo foram assistidas 1440 aulas de física em vinte e uma escolas diferentes e foram verificados itens como infraestrutura da escola; materiais, métodos e técnicas utilizados durante as aulas da componente curricular citada; o perfil do aluno que assiste esta aula; e o desenvolvimento profissional do estagiário. Como principais resultados percebemos que o estágio vivenciado como pesquisa proporcionou aos alunos o contato com a escola, fazendo-os investigar e refletir, tornando-os mais aptos para a docência, dando subsídios para planejar e ministrar aulas adequadas à realidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY