Pesquisa no estágio supervisionado: alguns resultados e muitas possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p31Resumo
Esta pesquisa visou trazer à reflexão o estágio supervisionado de ensino vivenciado como pesquisa. Para isto, foi realizada uma análise documental com base em informações presentes em quarenta e oito relatórios de estágios de observação e nas anotações feitas durante os encontros para a discussão dos estágios nas escolas, investigando o ensino de física no ensino médio nas escolas públicas de Teresina-PI. Ao todo foram assistidas 1440 aulas de física em vinte e uma escolas diferentes e foram verificados itens como infraestrutura da escola; materiais, métodos e técnicas utilizados durante as aulas da componente curricular citada; o perfil do aluno que assiste esta aula; e o desenvolvimento profissional do estagiário. Como principais resultados percebemos que o estágio vivenciado como pesquisa proporcionou aos alunos o contato com a escola, fazendo-os investigar e refletir, tornando-os mais aptos para a docência, dando subsídios para planejar e ministrar aulas adequadas à realidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.