Relações CTS em livros didáticos da área de ciências: uma análise das pesquisas realizadas no período de 2010 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p257Resumo
Este trabalho objetiva identificar e analisar estudos que investigaram a inserção das relações ciência-tecnologia-sociedade em livros didáticos da área de ciências, quanto às suas características, contribuições e limitações para o ensino com enfoque CTS. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa. Os estudos foram localizados no Portal de Periódicos da Capes e no Banco de Teses e Dissertações da Capes considerando-se o período de 2010 a 2017. Os principais resultados indicaram que, apesar de existirem iniciativas da inserção das dimensões sociais da ciência e da tecnologia nos livros didáticos, o espaço reservado para tais discussões é pouco expressivo tanto nos livros brasileiros quanto nos livros didáticos de outros países. Reitera-se a importância da criticidade em relação à seleção e ao uso das obras didáticas e entende-se que a formação docente pode colaborar com espaços crítico-reflexivos que contemplem debates sobre o livro didático e seu uso em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
