STS relations in science textbooks: an analysis of the researches carried out in the period from 2010 to 2017

Authors

  • Juliana Pinto Viecheneski Instituto Federal do Paraná - Campus Irati
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Carletto Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p257

Abstract

This work aims to identify and analyze studies that investigated the insertion of science-technology-society relations in didactic books in the area of sciences, regarding their characteristics, contributions and limitations for teaching with a CTS focus. A bibliographic research was carried out, with a qualitative methodological approach. The studies were located at the portal of Capes Journal  and in the Capes Thesis and Dissertations Bank considering the period from 2010 to 2017. The main results indicated that, although there are initiatives to insert the social dimensions of science and technology in the textbooks, the space reserved for such discussions is not very expressive, both in the Brazilian textbooks and in the textbooks of other countries. The importance of criticality regarding the selection and use of didactic works is reiterated and it is understood that teacher training can collaborate with critical-reflexive spaces that contemplate debates about the textbook and its use in the classroom.

Author Biographies

Juliana Pinto Viecheneski, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Irati.  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS e Formação de Professores.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, tecnologia, CTS, ensino de ciências, formação continuada, empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2013-2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Marcia Regina Carletto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Tecnologia com ênfase em Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular Aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa. Foi professora permanente do Curso de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da UTFPR Câmpus Ponta Grossa. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa -CEP da Instituição de Ensino Superior Santana. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Bolsista Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - UEPG. Áreas de atuação: Educação em Saúde; Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS; Educação, Gestão e Saúde Ambiental; Formação de Professores; Educação Científica e Tecnológica.

Published

2018-11-28

Issue

Section

Artigos