Relações CTS em livros didáticos da área de ciências: uma análise das pesquisas realizadas no período de 2010 a 2017

Autores

  • Juliana Pinto Viecheneski Instituto Federal do Paraná - Campus Irati
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Carletto Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p257

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e analisar estudos que investigaram a inserção das relações ciência-tecnologia-sociedade em livros didáticos da área de ciências, quanto às suas características, contribuições e limitações para o ensino com enfoque CTS. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa. Os estudos foram localizados no Portal de Periódicos da Capes e no Banco de Teses e Dissertações da Capes considerando-se o período de 2010 a 2017. Os principais resultados indicaram que, apesar de existirem iniciativas da inserção das dimensões sociais da ciência e da tecnologia nos livros didáticos, o espaço reservado para tais discussões é pouco expressivo tanto nos livros brasileiros quanto nos livros didáticos de outros países. Reitera-se a importância da criticidade em relação à seleção e ao uso das obras didáticas e entende-se que a formação docente pode colaborar com espaços crítico-reflexivos que contemplem debates sobre o livro didático e seu uso em sala de aula.

Biografia do Autor

Juliana Pinto Viecheneski, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Irati.  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS e Formação de Professores.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, tecnologia, CTS, ensino de ciências, formação continuada, empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2013-2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Marcia Regina Carletto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Tecnologia com ênfase em Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular Aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa. Foi professora permanente do Curso de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da UTFPR Câmpus Ponta Grossa. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa -CEP da Instituição de Ensino Superior Santana. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Bolsista Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - UEPG. Áreas de atuação: Educação em Saúde; Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS; Educação, Gestão e Saúde Ambiental; Formação de Professores; Educação Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos