Concepções sobre radioatividade envolvendo a perspectiva ambiental de licenciandos de química

Roberta Maria da Silva, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Suely Alves da Silva

Resumo


Indo além dos acidentes e cálculos presentes no Ensino de Radioatividade, propomos um novo olhar ao resgatar a condição da radioatividade como fenômeno natural e presente nas nossas vidas mais do que possamos imaginar. Tal noção foi objeto de uma proposta formativa num curso de Licenciatura em Química numa instituição pública de Pernambuco na forma de pesquisa-ação como estratégia. Tivemos como objetivo analisar as concepções dos licenciandos através do uso de mapas conceituais acerca da Radioatividade antes, ao final e três meses após o término da proposta formativa sobre a temática Radioatividade Ambiental. De modo geral, notamos que houve uma gradual evolução especialmente quanto às correções dos equívocos identificados, bem como a consolidação de algumas informações alusivas à perspectiva ambiental. Por meio desses resultados, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas de ensino com base nos conceitos de radioatividade para futuros professores de química.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Mapas conceituais; Formação de professores

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p55

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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