Conceptions on radioactivity involving the environmental perspective of chemistry graduates
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p55Abstract
In the present study we propose a new look at rescuing the condition of radioactivity as a natural and present phenomenon in our lives going beyond the accidents and calculations present in the teaching of radioactivity. This notion was object of a formative proposal in a course of Degree in Chemistry in a public institution of Pernambuco in action research form as strategic. We aimed to analyze the conceptions of licensees about Radioactivity Environmental through the use of conceptual maps produced before, at end and three months after the end of the training proposal. In general, we noticed that there was a gradual evolution of radioactivity concepts, especially regarding corrections of the mistakes identified, as well as the consolidation of some information referring to the environmental perspective. Through these results, we believe in contributing to new teaching practices based on radioactivity concepts of future chemistry teachers.References
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, Portugal: Plátano Edições Técnicas, 2000.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.
BONOTO, D. M. Radioatividade nas águas: da Inglaterra ao Guarani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BRASIL. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação Básica. Secretária de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2006. v. 2.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.
CHESMAN, C.; ANDRÉ, C.; MACÊDO, A. Física moderna: experimental e aplicada. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
COSTA, R. C.; PINHEIRO, B. C. S.; MORADILLO, E. F. de. A radioatividade nos livros didáticos do PNLD 2015: uma análise crítica no PIBID/Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1694-1.pdf>. Acesso em: 12 set. 2017.
DOMINGUINI, F.; CLEMES, G.; ALLAIN, O. Análise do tema radioatividade nos livros didáticos no PNLDEM à luz da teoria da aprendizagem significativa e dos pressupostos C,T&S. Revista Técnico Científica (IFSC), Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 455-466, 2012.
FERREIRA, A. O. Avaliação da radioatividade natural em algumas rochas graníticas do estado do Paraná e sua utilização na construção civil. 2013. 114f. Tese (Doutorado em Ciências, área de concentração: Tecnologia Nuclear-Aplicações) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, 2013.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
HENEINE, I.F. Biofísica básica. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 1991.
JACOB, L. F. R.; MESSEDER, J. C. Radioatividade a partir de vídeos educativos: propostas para aulas de química. In: ENCONTRO NACIONAL ENSINO DE QUÍMICA, 16., Salvador, 2012. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7821/5546>. Acesso em: 22 set. 2017.
JESUS, M. A. S.; SILVA, R. C. O. A teoria de David Ausubel – o uso dos organizadores prévios no ensino contextualizado de funções. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2004. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/03/MC05002402801.pdf>. Acesso em: 21 set. 2017.
KAPLAN, I. Nuclear Physics. New York, Estados Unidos: Addison-Wesley Publishing Comp., Inc., 1963.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. 1. reimpr. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).
MAZZILLI, B. P.; MÁDUAR, M. F.; CAMPOS, M. P. Radioatividade no meio ambiente e avaliação de impacto radiológico ambiental. São Paulo: IPEN, 2011.
MESSEDER, J. C.; PIRES, T. C. de A.; PIRES, R. de O. Materiais midiáticos e temas sociais: ampliando a prática do ensino CTS na licenciatura em química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindoia. Atas eletrônicos... São Paulo: ABRAPEC, 2013. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0026-1.pdf>. Acesso em: 22 set. 2017.
MONTALVÃO, E. Energia nuclear: risco ou oportunidade? Núcleo de Estudos e Pesquisa do Senado, Brasília, v. 108, fev. 2012.
MOREIRA, C. H. P. M. A contextualização no âmbito da prática como componente curricular de genética. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
MOREIRA, M. A. et al (Orgs.). Teoria da aprendizagem significativa: contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Peniche, Portugal: UAb, 2000, p. 47-66.
MOREIRA; M. A.; MANSINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprendiendo a aprender. Barcelona, Espanha: Editora Martínez Roca, 1988, p. 4-34.
OKUNO, E. Efeitos biológicos das radiações ionizantes. Acidente radiológico de Goiânia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 77, p. 185-199, 2013.
OKUNO, E; YOSHIMURA, E. M. Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço, 2005.
RODITI, I. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2005.
ROLIM, T. T. L. Brasil e Estados Unidos no contexto da "Guerra Fria" e seus subprodutos: Era Atômica e dos Mísseis, Corrida Armamentista e Espacial, 1945-1960. 2012. 292f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2012.
SANTOS, S. M. O.; MÓL, G. S. Critérios para a avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. In: NARDI, R.; BORGES, O. (Orgs.). Atas do 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, São Paulo: ABRAPEC, 2006.
SÁ, M. B. Z.; SANTIN FILHO, O. Relação entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos de química. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, Paraná, v. 31, n. 2, p. 159-166, 2009.
SILVA, F. C. V. da; SIMÕES NETO, J. E. A radioatividade nos livros didáticos do ensino médio - um olhar utilizando elementos da transposição didática. In: ENCONTRO NACIONAL ENSINO DE QUÍMICA, 16., Salvador, 2012. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7327/5107>. Acesso em: 22 out. 2017.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciência & Cognição, São Paulo, v. 12, n. 8, p. 72-85, 2007.
TENÓRIO, A. et al. Análise de conteúdo de física nuclear em livros escolares brasileiros. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 14, n. 2, p. 175-199, 2015.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.
VALÉRIO, M. Mapas para ensinar e aprender conceitos de ciências: caçando o tesouro da aprendizagem significativa. In: DUSO, L.; HOFFMANN, M. B. (Orgs.). Docência em ciências biológicas: propostas pra um continuado (re)iniciar. Ijúi, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2013, p. 229-252.
VASCONCELOS, D. C. Estudo da radioatividade natural em areais de praias do extremo sul da Bahia utilizando métodos de análises nucleares. 2010. 124 f. Tese (Ciências e Técnicas Nucleares. Área de concentração: Ciências das Radiações) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
VALÉRIO, M. Mapas para ensinar e aprender conceitos de ciências: caçando o tesouro da aprendizagem significativa. In: DUSO, L.; HOFFMANN, M. B. (Orgs.). Docência em ciências biológicas: propostas pra um continuado (re)iniciar. Ijúi, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2013, p. 229-252.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.