Concepções sobre radioatividade envolvendo a perspectiva ambiental de licenciandos de química

Autores

  • Roberta Maria da Silva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Pernambuco
  • Suely Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p55

Resumo

Indo além dos acidentes e cálculos presentes no Ensino de Radioatividade, propomos um novo olhar ao resgatar a condição da radioatividade como fenômeno natural e presente nas nossas vidas mais do que possamos imaginar. Tal noção foi objeto de uma proposta formativa num curso de Licenciatura em Química numa instituição pública de Pernambuco na forma de pesquisa-ação como estratégia. Tivemos como objetivo analisar as concepções dos licenciandos através do uso de mapas conceituais acerca da Radioatividade antes, ao final e três meses após o término da proposta formativa sobre a temática Radioatividade Ambiental. De modo geral, notamos que houve uma gradual evolução especialmente quanto às correções dos equívocos identificados, bem como a consolidação de algumas informações alusivas à perspectiva ambiental. Por meio desses resultados, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas de ensino com base nos conceitos de radioatividade para futuros professores de química.

Biografia do Autor

Roberta Maria da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2017. Graduada em Licenciatura Plena em Química pela UFRPE (2013). Técnica em Agropecuária pelo Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI/UFRPE) em 2007. Atualmente é professora do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (PREVUPE) desde 2013; do Colégio e Curso Opção e da Escola de Referência de Ensino Médio Professor Moacyr de Albuquerque.

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Pernambuco

Em 2014, concluiu o Pós-doutorado em Educação Tecnológica pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2000) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela UFPE e é graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). Atualmente é professora Titular de Química do Colégio de Aplicação/Centro de Educação e membro do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares do Departamento de Energia Nuclear (DEN), ambas as atividades realizadas na UFPE. Participa do grupo de pesquisa “Efeitos da radiação gama em sistemas poliméricos e nanoestruturas”, no DEN da UFPE, e nesta área realiza pesquisas sobre os efeitos da radiação gama em polímeros convencionais, blendas e nanoestruturas. Também atua na análise e uso de biomassa residual para utilização em tecnologia energética, de materiais e biológica. Por outro lado, na área de educação, participa do grupo de pesquisa Experimentação pedagógica e formação de professores na educação básica: sequências didáticas de conteúdos específicos, instrumentos e dispositivos, no Colégio de Aplicação da UFPE, atuando em pesquisas sobre práticas de inovação e experimentação didático-pedagógicas e formação docente à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

Suely Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Pós-Doutorado em Educação pela UFRN (2013). Professora Associado nível IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de química, Educação, Formação Inicial e Continuada de Professores. Coordenadora do Curso de Especialização em Formação de Educadores da UFRPE/Departamento de Educação. Professora do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências / UFRPE- Departamento de Educação. Professora do Curso de Licenciatura Plena em Química e Licenciatura em Pedagogia/UFRPE.

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2019-05-27

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Artigos