Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química

Autores

  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás.
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás.

Resumo

Este artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entre
os professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química.

Biografia do Autor

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás.

É Licenciada, Mestre e Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. É professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás onde coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (www.lequal.com.br).

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas – Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás.

É Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Química e Doutor em Ciências (Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor Adjunto no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas
(www.lequal.com.br).

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos