Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
Resumen
Este artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entre
os professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
