Quando a Biologia encontra a Geologia: possibilidades interdisciplinares entre áreas
Resumen
O trabalho interdisciplinar é um desafio apresentado para todos professores, dos diversos níveis de ensino e para ser exercido exige o diálogo entre as áreas diversas. Neste trabalho, apresentamos algumas possibilidades interdisciplinares entre a Biologia e a Geologia, a partir da disciplina Elementos de Geologia, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os apontamentos feitos nesse artigo surgiram devido à nossa participação nessa disciplina no "Programa de Estágio Docente", onde atuamos como professores colaboradores. Além de defendermos a prática interdisciplinar, enfocamos o homem como agente geo-biológico, na tentativa de compreendê-lo como um dos agentes que atuam nas constantes modificações do planeta. Essa é uma perspectiva que deve permear todo o ensino de ciências, visando uma boa compreensão da atuação humana nos processos evolutivos da Terra. Apresentamos, ainda, a estrutura da disciplina a que se refere esse artigo para, em seguida, lançarmos algumas das possíveis interfaces entre as duas áreas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
