Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino

Autores

  • Rosane Fátima Postal
  • Claus Haetinger Centro Universitário UNIVATES.
  • Maria Madalena Dullius Centro Universitário UNIVATES.
  • Daniela Cristina Schossler Centro Universitário UNIVATES.

Resumo

Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.

Biografia do Autor

Rosane Fátima Postal

Possui graduação em Habilitação em Matemática, Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Univates (1999), possui Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (2002) e Mestrado em Ensino de CIências Exatas (2009). Atualmente é professora da Escola Estadual de Educaçao Básica Érico Veríssimo.

Claus Haetinger, Centro Universitário UNIVATES.

Bacharel, Mestre e Doutor em Matemática Pura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi BIC/CNPq, bolsista CAPES. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário UNIVATES.

Maria Madalena Dullius, Centro Universitário UNIVATES.

Possui Licenciatura Curta em Ciências pela Fundação
Alto Taquari de Ensino Superior (1991), Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos-Espanha (2009). Atualmente é professora auxiliar do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas.

Daniela Cristina Schossler, Centro Universitário UNIVATES.

Graduada do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática, Física e Química do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos