Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
Abstract
Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
