Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo identificar as compreensões que professores, participantes da reconstrução do currículo por meio da Situação de Estudo e da Abordagem Temática na perspectiva freiriana, possuem sobre as contribuições deste processo para a sua formação. Os procedimentos metodológicos abrangem a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três categorias analíticas: superação da prática educativa, busca pelo saber mais e repensar da prática educativa. Utilizaram-se, como aporte teórico para a análise, estudos que discutem e defendem a formação docente a partir da prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Sinaliza-se que a participação dos professores no processo de reconstrução do currículo favoreceu a superação das práticas de ensino ditas tradicionais, trouxe a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
