Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática

Autores

  • Karine Raquiel Halmenschlager
  • Geovana Mulinari Stuani
  • Carlos Alberto Souza

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar as compreensões que professores, participantes da reconstrução do currículo por meio da Situação de Estudo e da Abordagem Temática na perspectiva freiriana, possuem sobre as contribuições deste processo para a sua formação. Os procedimentos metodológicos abrangem a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três categorias analíticas: superação da prática educativa, busca pelo saber mais e repensar da prática educativa. Utilizaram-se, como aporte teórico para a análise, estudos que discutem e defendem a formação docente a partir da prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Sinaliza-se que a participação dos professores no processo de reconstrução do currículo favoreceu a superação das práticas de ensino ditas tradicionais, trouxe a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Karine Raquiel Halmenschlager

Licenciada em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010).

Geovana Mulinari Stuani

Licenciada em Ciências Biológicas pela Fundação
Educacional de Criciúma (FUCRI), Pós-Graduada em Ecologia com ênfase em Educação Ambiental pela Universidade do Oeste Catarinense (1997) e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora da
Prefeitura Municipal de Chapecó/SC e professora substituta da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Carlos Alberto Souza

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa
Catarina UFSC, Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre e Doutor em Educação pela UFSC. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina -
Campus Itajaí.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigos