A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista

Elisangela Matias Miranda, Denise de Freitas

Resumo


O presente estudo investigou a compreensão sobre as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de um grupo de professores que atuam na área de Ciências (ensino fundamental) e na área de Biologia (ensino médio) em escolas públicas (rede municipal e estadual de ensino) no município de São Carlos. Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como métodos de coleta de dados, aplicou-se a quatro professores de Ciências Naturais do ensino fundamental e médio um a versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas baseadas nesse questionário. As análises dos dados permitiram constatar que os professores possuem preocupações que vão além da implementação da perspectiva de ensino CTS, pois suas inquietações estendem-se para questões educacionais mais amplas, tais como a progressão continuada, a redução do número de aulas de ciências e biologia e o papel da escola na sociedade

Palavras-chave


Compreensão de professores sobre as interações CTS; Questionário VOSTS; Entrevista semi-estruturada

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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